Phenom 100 tem falha de motor/gerador na subida de Vila Bela da Santíssima Trindade seguida de apagamento em cruzeiro, em viagem para Primavera do Leste, no MT, requerendo pouso alternado em Cuiabá, em 18.06.22


No dia 03 (maio), o jato executivo EMBRAER EMB-500 Phenom 100 (E50P) de matrícula PT-FCC (registro de produção sn 50000099, fabricação 2009) decolou do Aeródromo Fazenda São Francisco (SWSF), em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, por volta das 19:30Z (15:30LT), com destino do Aeródromo de Primavera do Leste (SWPY), neste município do MT, em vôo privado, com quatro ocupantes, sendo três passageiros e um tripulante.

Durante a subida, o piloto notou vibração anormal no motor direito com posterior falha do gerador. Ao nivelar no FL270 e realizar os procedimentos previstos, o motor direito “apagou”. O piloto alternou pouso para o Aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá/ MT, sem intercorrências.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de falha de motor em vôo registrado no horário de 20:33Z. No tocante da investigação aeronáutica, o avião já foi liberado para o operador. Os trabalhos relativos à ocorrência pelo CENIPA estão finalizados.

O avião é operado por empresa exportadora/comercializadora de cereais, sendo propriedade de instituição financeira de leasing, em contrato de arrendamento mercantil, registrado na categoria do transporte privado (TPP/RBAC-91), com último registro de compra/transferência em janeiro de 2021. O avião é aprovado para capacidade de até seis passageiros e MTOW de 4.750 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro de 2021 e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até maio de 2023.

O Aeródromo (privado) Fazenda São Francisco (SWSF), em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, é próximo da divisa Brasil-Bolívia, distando cerca de 340 MN a oeste de Primavera do Leste. Quase que ao longo da rota direta SWSF-SWPY estão Pontes e Lacerda (a 51 MN a leste de SWSF) e Cuiabá/SBCT (a 239 MN a leste-sudeste de SWSF).

Na área do CINDACTA-IV (FIR Amazônica/SBAZ), o “Fazenda São Francisco” (SWSF) tem pista (18/36) de 18 x 900 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg, em elevação de 863 pés.

O aeródromo público de Primavera do Leste (SWPY) opera vôos VFR diurno com pista (01/19) de 23 x 1.100 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronaves com até 5.000 kg, em elevação de 2.149 pés.

Ao momento do pouso em Cuiabá, o tempo no aeroporto (SBCY) era muito bom, conforme boletins METAR – com condição CAVOK (com visibilidade de 10 km ou superior, sem nebulosidade de significado operacional e nenhum fenômeno de tempo significativo), vento sudeste fraco, temperatura de 27ºC e pressão atmosférica (QNH) de 1.015 hPa.

METAR SBCY 031900Z 14007KT 9999 SCT020 SCT100 26/19 Q1015=
METAR SBCY 032000Z 12006KT CAVOK 27/19 Q1015=
METAR SBCY 032100Z 15006KT CAVOK 26/19 Q1015=

O aeroporto Marechal Rondon (SBCY), em Cuiabá, tem pista (17/35) de 45 x 2.300 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 56, com serviço de controle de tráfego 24H.