Polonesa Metal Master preparando o segundo protótipo do jato monomotor Flaris LAR-1 para o primeiro vôo, em 23.06.22


A empresa de engenharia e fabricante polonesa Metal Master (com sede em Podgorzyn) está preparando sua segunda aeronave de teste de vôo do jato executivo Flaris LAR-1 em conformidade com modelo de produção seriada para seu primeiro vôo, seguindo no seu planejamento para a certificação do avião de cinco assentos (quatro passageiros e um piloto) da autoridade de aviação civil polonesa no primeiro semestre de 2023.

O jato LAR-1 é fabricado com fibra de carbono, alimentado por um único turbofan Williams FJ33-5A (de 1.846 lbf. de empuxo), motor que também equipa o jato monomotor Cirrus SF-50 Vision. Tem dimensões de 8,32 m. de comprimento, altura de 2.43 m. e envergadura de 8,68 m. A cauda tem solução de empenagem em “U”, com dois estabilizadores verticiais. O peso vazio é de 900 kg e o MTOW de 1.850 kg.

“Estamos realizando testes de solo agora e esperamos colocar a aeronave no ar nas próximas semanas”, disse o cofundador da Metal Master, Rafal Ladzinski. O segundo protótipo tem a matrícula SP-YLF.

O primeiro protótipo, com matrícula SP-YLE, já registrou mais de 220 missões desde o início da campanha de testes de vôo, em abril de 2019, com base no centro de testes da fabricante no Aeroporto de Zielona Gora, no oeste da Polônia. As avaliações se concentraram principalmente em sistemas, incluindo trem de pouso retrátil, sistema hidráulico, cabine de comando com suíte aviônica Garmin G600TXi, piloto-automático e acelerador automático, de acordo com Ladzinski.
O modelo atingiu alguns marcos de desempenho notáveis, segundo a Metal Master. Isso inclui ter atingido desempenho com razão de subida de 6.000 pés/min., uma velocidade de cruzeiro econômico de 325 KT (600 km/h) e uma velocidade de estol de 59 KT, que Ladzinski disse ser equivalente a um modelo com motorização a pistão leve. Os testes também confirmaram as “características de performance de pista em corrida/decolagem curta – STOL – excepcionais” do LAR-1, com a aeronave decolando em menos de 500 pés/152 m. e pousando em menos de 400 pés/121 m., acrescentou Ladzinski.

Além do desempenho STOL e do tempo de subida, o LAR-1 também possui uma série de “características impressionantes”, acrescentou Ladzinski. Isso inclui baixos custos operacionais diretos – incluindo combustível, manutenção e seguro – de US$ 450 por hora, um alcance projetado de 1.620 MN (3.000 km), velocidade de cruzeiro de 450 KT e 3.300 lb. (1.500 kg) de MTOW.

Flaris LAR-1:
https://flaris.pl/aircraft/
 

Metal Master- Flaris LAR-1:
https://www.youtube.com/channel/UCjBk5ouPob6CUGNbFHlwmiw

O primeiro protótipo começará testes de pistas de grama no quarto trimestre, com previsão de desempenho STOL semelhante. “A capacidade de decolar e pousar em aeródromos de grama dará ao LAR-1 muita flexibilidade operacional e abrirá o mercado para uma ampla base de clientes”, disse Ladzinski.

A Metal Master também produziu sete artigos de teste de solo que estão sendo usados ​​para avaliar os motores, hidráulica, trem de pouso, rádio-navegação e sistemas elétricos de degelo do LAR-1.

Ladzinski disse que a pandemia de Covid-19 ‘freou’ o programa em 2020 e 2021 devido aos bloqueios globais e restrições de trabalho presencial. Embora a campanha de testes de vôo do LAR-1 tenha sido retomada, Ladzinski sugeriu que o efeito indireto do Covid ainda está sendo sentido em toda a cadeia de suprimentos.

“Foram dois anos loucos”, explicou Ladzinski. “As interrupções provocadas pela Covid-19 na cadeia de suprimento fizeram com que vários subcontratantes perdessem a sua capacidade de produção devido a meses de atrasos na atribuição de microprocessadores. As entregas de válvulas e bombas hidráulicas foram estendidas por vários meses e nossos fornecedores de pré-impregnados foram atingidos por problemas de produção, forçando-nos a expandir nossa lista de fornecedores”, revelou Ladzinski.

O conflito Rússia-Ucrânia também exacerbou o problema e dificuldades, forçando o preço do aço de alta liga e do alumínio, continuou Ladzinski. “Isso nos forçou a desenvolver nossos próprios produtos, o que felizmente estamos fazendo agora com sucesso”, disse Ladzinski.

A certificação do LAR-1 está sendo buscada inicialmente sob a designação de aeronave experimental S-1, da Autoridade de Aviação Civil Polonesa, com certificação prevista para meados de 2023. A Metal Master irá então buscar a validação simultânea da EASA e da FAA, embora não haja prazo para essas aprovações. “Como estamos construindo a aeronave com um alto padrão, esperamos que esse processo não demore muito”, disse Ladzinski. “O EUA são um mercado enorme para o LAR-1, então faz sentido envolver as duas agências [de certificação] ao mesmo tempo”, Ladzinski explicou.

A expectativa é que pilotos-proprietários componham a maior parte dos clientes do LAR 1, mas a Metal Master também está atraindo a atenção de operadoras de táxi aéreo e operadoras de serviços especializados para uso do avião como plataforma de vigilância e patrulha. “Com o tanque cheio [abastecimento completo], o LAR-1 tem uma autonomia de vôo de mais de oito horas”, observou Ladzinski.

O preço do LAR-1 ainda não foi confirmado, mas Ladzinski espera um valor de pelo menos US$ 3 milhões. [EL] – c/ fontes