Gulfstream G800 voa pela primeira vez, em 30.06.22
O protótipo Gulfstream G800 com matrícula N800G completou o primeiro vôo do modelo na manhã desta terça dia 28, oficialmente abrindo a campanha de testes de vôo do modelo.
O protótipo decolou da base de operação da Gulfstream Aerospace no Aeroporto Internacional Hilton Head, em Savannah/Georgia (KSAV), às 09:00LT, e regressou pousando duas horas depois. O vôo foi executado com combustível sustentável (SAF).
Vídeo da Gulfstream no YTb:
https://www.youtube.com/watch?v=pVnr7x2bUPY
“Quando a primeira aeronave de teste G800 foi apresentada em nosso anúncio [em outubro], mudamos o jogo mais uma vez para nossa indústria”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “O G800 expande ainda mais os limites do desempenho com aerodinâmica projetada pela Gulfstream e tecnologia de cabine, e esperamos que nossos clientes se beneficiem do maior alcance [8.000 MN] em velocidades mais altas em nosso ambiente de cabine excepcional”, seguiu Burns, para depois completar: “Anunciamos oito novas aeronaves na última década, estrategicamente programadas para capturar a demanda do mercado. Estamos vendo um grande interesse no G800, e este primeiro vôo nos aproxima ainda mais de entregar um Gulfstream para cada missão”.
A Gulfstream espera que o G800 entre em serviço no terceiro trimestre do próximo ano.
O G800 apresenta cabine de última geração em conforto e tecnologia, com 16 grandes janelas e uma iluminação de interior circadiana de alta definição, circulação de ar fresco (sem recirculação), com sistema de purificação de ar de ionização por plasma e pressurização com a mais baixa altitude, com espaço para até 19 assentos e quatro áreas de estar (ou três áreas de estar e mais um cômodo para tripulantes). A cabine de comando equipada com a suíte desenvolvida pela Gulfstream, a Symmetry Flight Deck, com HUD com sistema de visão combinado e sistema de comandos de vôo Fly-by-wire com controles ativos. Equipado com dois novos motores Rolls-Royce Pearl 700, de elevado empuxo, o G800 poderá voar 8.000 MN (14.816 km) à velocidade de MACH 0,85 e 7.000 MN (12.964 km) à MACH 0,90 com eficiência de combustível líder da classe, graças à combinação da asa avançada de alta velocidade projetada pela Gulfstream e à motorização de nova geração Rolls-Royce. [EL] – c/ fontes