Air Tractor AT-502 contata asa com plantação em manobra de curva em vôo de pulverização e pega fogo no pós-choque com terreno e piloto escapa seriamente ferido por queimaduras mas acaba falecendo após 38 dias de internação, em Tapurah, no MT, em 10.07.22


Fonte: g1 – 05/07/2022
Um piloto de um avião agrícola sofreu ferimentos sérios de queimadura após pouso forçado de um avião agrícola numa lavoura de algodão de uma propriedade rural localizada perto a divisa entre Lucas do Rio Verde (155 MN ao norte de Cuiabá/MT) e Ipiranga do Norte (200 MN ao norte de Cuiabá/MT e 50 MN a NW-N de Lucas do Rio Verde), nesta terça dia 05.
O piloto foi socorrido por funcionários da fazenda e levado para um hospital de Lucas do Rio Verde. A equipe médica avalia o quadro das queimaduras sofridas pelo piloto e não descartam transferência para o Centro de Tratamento de Queimados, em Cuiabá.

Segundo amigos do piloto, o quadro dele é grave, porém estável. O piloto passou por cirurgias e segue hospitalizado.

Atualização: o piloto foi identificado como Gustavo Adriano Salvador Pires, de 40 anos. Ele foi socorrido por funcionários da fazenda onde aeronave pousou e precisou ser encaminhado às pressas para um hospital em Lucas do Rio Verde.

Segundo informações da assistência social do hospital onde o piloto está internado, o estado de saúde dele é grave, porém, estável. O piloto deverá ser transferido de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), em Cuiabá.

Atualização [Só Notícias – 05/07/2022]: o avião agrícola modelo Air Tractor estava fazendo pulverização do plantio de algodão de uma fazenda próximo da divisa de Ipiranga do Norte com Lucas do Rio Verde.

O gerente da fazenda informou para a Polícia Militar de Ipiranga que a aeronave “encostou uma das asas no solo”, caiu e pegou fogo.

O piloto Gustavo Salvador Pires, 40 anos, saiu da aeronave, com queimaduras, “se arrastou para uma distância segura”, e teve um pé fraturado.

O gerente informou ainda que equipe da fazenda dirigiu-se imediatamente ao ponto do acidente e socorreu o piloto, levando-o para hospital em Lucas do Rio Verde. O piloto estava com queimaduras na parte superior do corpo e consciente.

Gustavo residiria no interior de São Paulo e estava trabalhando em Mato Grosso.

Atualização: informações do Corpo de Bombeiros Militar que atende Lucas do Rio Verde apontam que a organização foi acionada de manhã por um homem comunicando a queda do avião, que o acidente teria acontecido por volta de 09:30LT.

O avião acidentou numa fazenda da cidade de Ipiranga do Norte. O piloto foi levado até a cidade de Lucas do Rio Verde, distante cerca de 100 km do local do acidente.

Atualização: o acidente foi listado no painel SIPAER, do CENIPA, com tipificação “operação à baixa altura” (LALT), registrado no horário de 13:30Z – 09:30Z (do dia 05), na localidade de Tapurah/MT.

Conforme súmula factual inicial, o avião decolou da Fazenda Vale (SSDS), em Tapurah/MT, por volta das 13:10Z (09:10LT), para vôo de aplicação de defensivo em uma área da Fazenda Vale do Rio Verde, em Tapurah, com piloto a bordo. Ao final de uma das curvas de recuperação, houve toque da barra de aplicação na plantação, com o avião vindo colidir contra o solo e pegar fogo. O avião foi destruído e o piloto teve lesões graves.

No tocante da investigação aeronáutica pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA referentes à investigação da ocorrência estão em andamento.

O avião acidentado é o Air Tractor AT-502 de matrícula PR-JSM (registro de produção sn 5020184, fabricação 1992), propriedade e operado pela Bom Futuro Agrícola Ltda., registrado na categoria do transporte privado, com último registro de compra/transferência em abril de 2016. O avião (trem de pouso convencional/motorização turboélice) é aprovado para operação sem passageiro e MTOW de 3.629 kg, em vôo VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em julho de 2019, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tinha validade até outubro.

Tapurah dista 172 MN a NW de Cuiabá, e 41 MN a NW de Lucas do Rio Verde e 40 a SW de Ipiranga do Norte. Sorriso está a leste destas localidades – 33 MN a NE de Lucas do Rio Verde, 31 MN a SE de Ipiranga do Norte e 51 MN a NE-E de Tapurah.

Na área de jurisdição do CINDACTA-IV (FIR Amazônica/SBAZ), a pista-fazenda (privada) “Fazenda Vale” (SSDS), em Tapurah/MT, dista 29 MN a nordeste do centro urbano de Tapurah, e 12 MN a S-SW de Ipiranga do Norte e 40 MN a NW de Lucas do Rio Verde. O aeródromo tem pista (11/29) de 18 x 1.100 m., de cascalho, com resistência de piso para aeronaves com até 5.700 kg.

Piloto é enterrado [g1 – 15/08/2022] – o piloto – Gustavo Adriano Salvador Pires, de 40 anos -, foi sepultado na tarde deste domingo (14), no Cemitério Municipal de Itápolis (SP), cidade onde mora sua família. Gustavo faleceu sexta, dia 12, 38 dias após o acidente. Ele deixou um filho de 17 anos.

Gustavo foi socorrido por funcionários da fazenda e levado para um hospital de Lucas do Rio Verde. Porém, em função das graves queimaduras, foi transferido para um hospital de Cuiabá (MT), onde morreu na noite da última sexta (12).

Gustavo formou-se piloto numa escola de aviação de Itápolis e pertencia a uma família de pilotos. Um de seus primos também morreu em acidente na operação de um avião agrícola.