Levantamento de atividade aérea mensal da aviação executiva em junho pela Argus, em 13.07.22


A atividade aérea de aeronaves executivas na América do Norte ainda está registrando taxas de crescimento na base de comparação ano x ano, mas os ganhos desaceleraram para 1,9% em junho e devem encolher para 0,1% neste mês, de acordo com o último Relatório Internacional de Atividade de Aeronaves produzido pela provedora de dados Argus.

A atividade do segmento do transporte privado (PART-91) marcou a melhoria mais forte em junho, um aumento de 6,1%, com todos os segmentos de aeronaves registrando aumentos. A atividade de aeronaves de cabine larga (PART-91, na América do Norte) teve a maior alta em junho, aumentando 10,2% na comparação ano a ano.

A atividade de operação compartilhada permaneceu com aumento de 3,5%, apesar de uma queda de 13,7% envolvendo jatos de cabine larga neste segmento. Os vôos de turboélices caíram 8,1%, mas a atividade de jatos leves aumentou 7,1% na América do Norte em junho.

Já a atividade do segmento do transporte público não-regular, por fretamento (PART-135) caiu 3,4% em junho, com a atividade de aeronaves de médio porte caindo 4,4%, seguida por declínios de 3,8% na atividade de aeronave leves.

Globalmente, a atividade de vôo aumentou 8,3% na base ano x ano, impulsionada pelo salto de 31,6% na atividade aérea na Europa em junho. Os jatos de cabine larga, em particular, tiveram um mês movimentado na Europa, voando 56% a mais do que em junho de 2021, seguidos pelos jatos médios com alta de 24,9% e jatos leves com 24,7%. A atividade de turboélices na região também aumentou 21%.

No restante do mundo houve um aumento de 6,6% nos vôos da aviação executiva em junho, em comparação com o ano anterior. Os turboélices lideraram os aumentos em 23,8% enquanto a atividade de jatos executivos de cabine média caiu 15,9% durante o mês. [EL] – c/ fontes