ALE/Especial SeaMax M-22 pousa de emergência em estrada vicinal em Lucas do Rio Verde/MT por insuficiência de combustível e tempo diurno para chegar ao destino, em 19.07.22
Fonte: g1 – 07/07/2022
Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência, no início da noite dessa quarta (06), próximo a BR-163, em Lucas do Rio Verde, no MT.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, faltou combustível na aeronave e o piloto teve que realizar um pouso forçado.
A FAB emitiu o alerta aos bombeiros após identificação pelos seus recursos que uma aeronave teria, supostamente, caído na região. Equipes de bombeiros se deslocaram ao local, que fica a 40 km do centro do município de Lucas do Rio Verde, próximo à praça de pedágio da concessionária que administra a BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.
Antes mesmo do socorro chegar, o piloto do avião teria procurado a base do pedágio informando que o avião que pilotava teria sofrido uma pane seca e, por esse motivo, foi necessário realizar um pouso de emergência.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam a bordo na aeronave.
Atualização: a ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente grave de pouso em local não-previsto, registrado no horário de 21:50Z (17:50LT) do dia 06 (de julho).
Conforme a súmula factual inicial, o avião do modelo SeaMax M-22 de matrícula PP-MDK decolou, “próximo ao pôr do sol”, de uma lagoa na cidade de Nova Mutum, no MT, com destino à propriedade do proprietário e piloto do avião, único a bordo, em Sorriso, no MT. Quando próximo ao pedágio da BR-163, o piloto percebeu que estava “praticamente sem combustível” para seguir ao destino e “com pouca luminosidade”, tendo decidido por pousar numa estrada vicinal ainda “em dia”. O avião não teve dano no pouso na estrada vicinal.
No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão finalizados.
No dia 06, o pôr do sol em Lucas do Rio Verde e em Sorriso foi (oficialmente) às 21:30Z (17:30LT). Em Nova Mutum às 21:29Z (17:29LT).
O avião SeaMax M-22 (ICAO SMAX) é um avião de classificação Aeronave Leve Esportiva (ALE, equivalente à LSA – Light Sport Aircraft) Especial – ALE Especial -, modelo anfíbio, de motor convencional, fabricado pela SeaMax Aircraft Ltda. (de São João da Boa Vista, SP). No dia 17/04/2019, a ANAC emitiu ofício reconhecendo o modelo SeaMax M-22 como Aeronave Leve Esportiva Especial (ALE Especial), após processo iniciado em janeiro de 2018.
Aeronaves Leves Esportivas Especiais (ALE Especial) são aparelhos (aviões) entregues a operador já prontos e configurados, e que poderão ser utilizados para reboque de planadores, para a realização de vôos de instrução em escolas de aviação, como meio de transporte particular e para a prática de atividades aerodesportivas, entre outras funções. Sua manutenção deve ser executada sempre por empresas certificadas ou por mecânicos habilitados. A aeronave não pode ser modificada sem aprovação do fabricante ou da autoridade de aviação civil. O espectro de possibilidades de aplicação dessas aeronaves é bastante amplo e se aproxima da utilização de pequenas aeronaves certificadas. Entretanto, em destaque, o reconhecimento de uma aeronave como ALE Especial não se trata de um processo de certificação. Para que um modelo receba esse reconhecimento, o fabricante da aeronave deve apresentar declaração de que seu sistema de qualidade e de que a própria aeronave atende às normas consensuais da ASTM – American Society for Testing and Materials, conforme determina o RBAC nº 21. Além da vistoria da aeronave, a ANAC promove a verificação documental amostral e visita técnica aos fabricantes para avaliar se as empresas realizaram as análises e os ensaios exigidos pelas normas consensuais.
É um avião de fuselagem de material composto de alta tecnologia, como fibra de carbono, Kevlar (fibra aramida), fibra de vidro, e e componentes metálicos, de alumínio aeronáutico e aço inox, com cabine com dois assentos na disposição lado a lado, com asa alta e empenagem em “cruz”, trem de pouso retrátil triciclo. Tem um motor ROTAX 912ULS (de 100 HP), montado na asa, com hélice para trás (pusher). Tem comprimento de 6,05 m. e asa de envergadura de 10,08 m. A velocidade de cruzeiro é de 110 mph (95 KT) e velocidade máxima de 130 mph (112 KT). A capacidade máxima de combustível é de 96 litros e a autonomia de 5 horas.
O aparelho do incidente é o de de matrícula PP-MDK, registro de produção sn 163, fabricação 2022. O avião é registrado na categoria do transporte privado, proprietário/operador Pessoa Física, com registro de compra/transferência em março deste ano. O avião é aprovado um passageiro e MTOW de 600 kg, para operação VFR diurna.
Os centros urbanos de Nova Mutum e Sorriso são separados de 85 MN (com Sorriso a norte-nordeste); Lucas do Rio Verde está quase “em rota”, a 48 MN de Nova Mutum (e 47 MN de Sorrisso).
A rodovia BR-163 interliga Nova Mutum e Sorriso, cruzando os dois centros locais.
O município de Lucas do Rio Verde tem aeródromo público – “Municipal Bom Futuro” (SILC) -, com pista asfaltada de 30 x 1.730 m. O aeroporto é homologado para operação VFR diurna/noturna. O balizamento deve solicitado previamente com antecedência de 60 minutos. O aeródromo dista apenas 6 MN da “rota direta Nova Mutum-Sorriso” e cerca de 2,5 MN a W-NW do centro urbano local.
Além do aeródromo público, do município estão inscritos no cadastro aeroportuário mais outros nove aeródromos, privados – os cinco primeiros baixo listados sendo os mais próximos do centro de Lucas do Rio Verde:
1 – “Fazenda Cortezia” (SIDW) – pista asfaltada de 20 x 1.600 m., aprovada para operação VFR diurna/noturna, a 8,3 MN a NW do “Municipal Bom Futuro” (SILC)
2 – “Fazenda São Vicente” (SBOK) – pista de cascalho de 20 x 1.000 m., aprovada para operação VFR diurna, a 15,3 MN ao sul do “Municipal Bom Futuro” (SILC), e quase “em rota”, a 34 MN de Nova Mutum
3 – “Fazenda Irmãos Munaretto” (SDYF) – pista de cascalho de 20 x 1.000 m., aprovada para operação VFR diurna, a 5,0 MN a SW do “Municipal Bom Futuro” (SILC), e quase “em rota”, a 43 MN de Nova Mutum
4 – “Vovô Ernesto” (SITS) – pista de cascalho de 18 x 1.300 m., aprovada para operação VFR diurna, a 6,0 MN a SW do “Municipal Bom Futuro” (SILC), e quase “em rota”, a 43 MN de Nova Mutum
5 – “SOLAG” – Sol e Lua Aviação Agrícola (SWSL) – pista de cascalho de 23 x 1.300 m., aprovada para operação VFR diurna, a 18,1 MN a SW do “Municipal Bom Futuro” (SILC), e quase “em rota”, a 31 MN de Nova Mutum
6 – “Fazenda Boa Esperança” (SJPW) – pista de cascalho de 20 x 1.300 m., aprovada para operação VFR diurna, a 25,7 MN a NW do “Municipal Bom Futuro” (SILC)
7 – “Fazenda Cedro” (SWFC) – pista de cascalho de 18 x 1.150 m., aprovada para operação VFR diurna, a 14,1 MN a NW do “Municipal Bom Futuro” (SILC)
8 – “Fazenda Divisão” (SD3V) – pista de cascalho de 20 x 1.100 m., aprovada para operação VFR diurna, a 18,9 MN a W-NW do “Municipal Bom Futuro” (SILC)
9 – “Fazenda Santa Lucia” (SSPH) – pista de cascalho de 18 x 750 m., aprovada para operação VFR diurna, a 10,9 MN a W-NW do “Municipal Bom Futuro” (SILC)