EMBRAER divulga que tem “bem acima” de 250 cartas de intenção para o seu turboélice, em 20.07.22


A EMBRAER tem LoI – Letter of Intent, ou carta de intenção – para “bem acima de 250” aviões de um modelo turboélice planejado e ora em desenvolvimento conceitual, disse o presidente-executivo de aeronaves comerciais da fabricante brasileira Arjan Meijer, na feira aeronáutica européia Farnborough Airshow, nesta segunda dia 19.

A EMBRAER divulgou que detém LoI para mais de 250 turboélices, em um programa de aeronave que espera lançar em 2023, e iniciar as entregas em 2028. Embora tenha sido cauteloso em nomear as partes que assinaram os acordos provisórios (em LoI), Meijer disse que estes são uma “disseminação global de clientes em quase todos os continentes e … uma mistura muito diversificada de operadoras” – operadoras de malha aérea e de linhas ponto a ponto estão entre os clientes em potencial. Todo o interesse atual é das cias. aéreas e de nenhum dos arrendadores, acrescentou o executivo.

A EMBRAER ainda não lançou formalmente o programa, mas vem considerando o desenvolvimento de um turboélice moderno há vários anos, uma medida que pode mexer um mercado dominado pela ATR com menor participação da de Havilland Canada (anteriormente Bombardier). As aeronaves ATR e de Havilland Canada são baseadas em designs já de décadas, mas com atualizações de motorização.

A EMBRAER divulgou que o seu novo turboélice, planejado em duas variantes, uma com 70 e outra com 90 assentos, compartilharia fuselagem do seu jato EJet, para que os clientes tenham uma sensação familiar da nova aeronave. A fabricante ainda não decidiu qual das duas variantes seria lançada primeiro.

A EMBRAER sustenta que vê a variante de 70 assentos como ideal para o mercado norte-americano, que provavelmente equiparia a aeronave com apenas 50 assentos, em duas classes, usando o novo turboélice brasileiro para substituição de antigos jatos regionais de 50 assentos, com a variante de 90 assentos provavelmente sendo mais popular em outras regiões do mundo.

“Queremos ver primeiro o que o usuário diz sobre isso”, diz Meijer. “E nesta feira [Farnborough Airshow] temos mais clientes mostrando um interesse real no turboélice”, ele emendou.

De qualquer forma, planeja lançar o programa em 2023, com a aeronave disponível a partir de 2028 e 2029. Meijer acrescentou que a EMBRAER estará preparada para anunciar um cliente de lançamento nos próximos nove a 12 meses, ou seja, em até um ano.

A EMBRAER prevê que nos próximos vinte anos o mercado de turboélices seja de 2.280 aviões em todo o mundo. Pouco mais de 40% disso estará na Ásia-Pacífico, com quase 22% na Europa, 17,5% na América do Norte, 8,8% na África, 7,9% na América Latina e 1,8% no Oriente Médio. [EL] – c/ fontes

 

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https://aib-el.com.br/site/concorrencia-nao-afetara-os-planos-da-embraer-do-seu-aviao-turboelice-convencional-em-16-07-22/