King Air C90 TPX recolhe trem principal em pouso no Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro, em Belém/PA, em vôo local de treinamento de toque-arremetida (TGL), em 20.07.22
Fontes: g1 e DOL – em 18/07/202
No dia 18 (segunda), o bimotor turboélice Beechcraft King Air C90 de matrícula PT-OJA (registro de produção sn LJ-952, fabricação 1981) decolou do Aeroporto Internacional Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro (SBBE), em Belém, no PA, por volta de 12:10Z (09:10LT), para vôo local de treinamento de toque-arremetida (TGL), com um piloto e um passageiro a bordo.
Na corrida após o pouso final, às 14:25Z (11:25LT), os trens principais recolheram e o avião parou 50 m. após o recolhimento. O avião teve danos leves, os dois ocupantes saíram ilesos.
A ocorrência esta listada no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente associado a “trem de pouso” (SCF-NP).
No tocante da investigação aeronáutica pela CENIPA, o avião foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência foram encerrados.
O Beechcraft King Air C90 (BE9L) de matrícula PT-OJA (registro de produção sn LJ-952, fabricação 1981) é operado pela empresa Heringer Táxi-aéreo (com sede em Imperatriz/MA e base secundária para despacho no Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro/SBBE, desde janeiro 2021), registrado na categoria do transporte público não-regular (TPX/RBAC-135), com último registro de compra/transferência em setembro de 2009. O avião é aprovado para capacidade de até cinco passageiros e MTOW de 4.377 kg. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em março de 2017, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até novembro.
O modelo King Air C90 (BE9L) na Heringer é aprovado para transporte de passageiros e passageiros enfermos (AEM) e operação sobre grande extensão de água e sobre terreno desabitado. O modelo é aprovado para uso de EFB (Classe de Hadware 1, Tipo de Software AB).
Adicionalmente ao C90 de matrícula PT-OJA (registro de produção sn LJ-952, fabricação 1981), a Heringer opera os aparelhos C90 de matrícula PT-OOT (registro de produção sn LJ-995, fabricação 1982) e C90 de matrícula PT-OVY (registro de produção sn LJ-835, fabricação 1979), os dois também aprovados para até cinco passageiros.
Conforme boletins METAR, o Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro/SBBE operava com boa condição de meteorologia, em VMC, no período entre a decolagem e o pouso final do vôo de treinamento do C90, com visibilidade de 10 km ou superior e céu com uma camada de nuvem com base a 2.000 pés, inicialmente com poucas nuvens passando para céu nublado; o vento era nordeste fraco-moderado (em torno de 10 KT), temperatura do ar de 28ºC chegando a 31ºC e pressão atmosférica entre 1.013 e 1.014 hPa.
METAR SBBE 181100Z 08008KT 9999 FEW020 BKN100 27/25 Q1013=
METAR SBBE 181200Z 05010KT 9999 FEW020 BKN100 28/25 Q1014=
METAR SBBE 181300Z 06011KT 9999 BKN020 29/24 Q1014=
METAR SBBE 181400Z 09009KT 9999 BKN025 31/25 Q1013=
METAR SBBE 181500Z 10007KT 9999 BKN025 31/24 Q1013
Em elevação de 56 pés, o Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro/SBBE tem duas pistas cruzadas, a primária 06/24 de 45 x 2.800 m., com LDA de 2.710 m., de asfalto com resistência de pavimento PCN 65 e resistência de subleito alta, e a secundária 02/20, de 45 x 1.830 m., de asfalto com resistência de pavimento PCN 50 e resistência de subleito alta. As quatro cabeceiras operam aproximação IFR procedimentos VOR e RNAV, a pista 06 também procedimentos ILS/LOC.
Conforme notícia do portal g1 (de 18/07), o incidente obrigou o “fechamento” da “pista principal” do aeroporto pela manhã (e início da tarde).
A INFRAERO divulgou, ainda durante as ações de resposta ao incidente, que o Corpo de Bombeiros estava no local e que estava sendo providenciada a retirada da aeronave. E que seis vôos (do transporte comercial) que estavam se aproximando com o destino de Belém foram alternados para outros aeroportos.
Após quase 6 horas fechada para operação, a pista foi liberada para pouso e decolagem às 16:14LT (19:14Z).
O King Air foi removido (rebocado), com o avião deslocando-se com suas rodas, e agentes de aeroporto realizaram vistorias necessárias na pista.
Na primeira metade da tarde, foram ao menos 8 vôos alterados e 14 cancelados.