Dados da atividade aérea em julho de aeronaves executivas em levantamento da provedora de dados alemã WingX, em 22.07.22


A atividade de aeronaves executivas em todo o mundo neste mês, até a presente data, registra uma melhora de 13% em relação à pré-pandemia de 2019, mas um declínio de 0,4% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a provedora de informação de dados do setor de aviação WingX Advance, uma empresa com sede em Hamburgo, na Alemanha.

A WingX observou que a atividade mundial de jatos executivos aumentou 7% na semana passada em comparação com a semana anterior e 1% a mais que na mesma semana de 2021.

No mercado norte-americano, as aeronaves executivas voaram 5% menos setores até agora neste mês em comparação com julho passado, mas aumentaram 6% em relação a julho de 2019.

No EUA, o mercado de jatos executivos ainda está voando acima dos níveis de atividade em 2019, embora a atividade dos segmentos do transporte pelos regulamentos PART-135 (serviço público não-regular, por contratação e fretamento) e PART-91-subparte K (transporte privado em operação compartilhada) tenha experimentado queda de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, continuando uma tendência observada no mês passado.

De acordo com as estatísticas da WingX, os jatos particulares de maior porte e os menores estão voando mais do que antes, mas o crescimento ocorreu às custas do segmento dos jatos médios.

A atividade em horas de vôo de departamentos de operação de vôos privados indica que os proprietários estão voando mais do que nunca, e os departamentos de operação de vôos corporativos registraram neste mês um pouco mais de atividade do que em julho de 2019.

A atividade dos modelos G400/450, Cessna Citation X, Bombardier Challenger 300 e EMBRAER Phenom 300 está consideravelmente abaixo de seus níveis de uso desde julho passado.

A Europa está atualmente vendo o pico de demanda de jatos executivos com o início das férias de verão (no continente). No geral, a região registrou um aumento de 13% nos vôos na base de comparação ano x ano, até agora neste mês. Essa atividade é 23% maior do que em julho de 2019.

“As perspectivas econômicas nada otimistas estão claramente começando a corroer o crescimento anteriormente irrestrito na demanda de jatos executivos no principal mercado do EUA”, disse o diretor administrativo da Wing X, Richard Koe, acrescentando que os Estados do Texas, da Califórnia e da Flórida estão vendo consideráveis declínios de atividade de fretamento na base ano x ano.

“A Europa está atrás da curva do EUA na recuperação do Covid e também no pico da temporada de verão, então provavelmente não veremos esse declínio até setembro” pontuou Koe. [EL] – c/ fontes