Piloto pousa forçado com sucesso Piper Warrior em rodovia no Missouri/EUA por pane seca e agora responde processo por operação descuidada e imprudente e ainda por embriaguez, porte de substâncias controladas, de menos de 10 gramas de maconha e parafernália de drogas e porte porte ilegal de arma, em 24.07.22


No dia 15 de julho, por volta de 14:34Z, o monomotor Piper PA-28-161 Warrior II de matrícula N2945Q (registro de produção sn 28-7716128), de propriedade da Warrior Aviation LLC (com endereço em Prairie Village, no Kansas/EUA), com apenas piloto a bordo, pousou forçado, por pane seca, na importante rodovia interestadual 70 (I70), a leste de Grain Valley, no Missouri/EUA, a cerca de 20 milhas (32 km) a sudeste de Kansas City. O avião teve danos leves, após contatar com uma barreira (guard-rail).

As primeiras informações constam que o piloto procedia de Warrensburg, no Missouri, com destino de Kansas City/Aeroporto Charles B. Wheeler Downtown (KMKC).

Na sequência do atendimento da ocorrência, a polícia reteve o piloto – de 35 anos – ao determinar que ele estava embriagado e na posse de drogas, e também portando uma arma de fogo.

Antes do vôo do incidente, por dados de rastreamento de vôo, o monomotor Piper voara de Kansas City para Daytona Beach, na Flórida. Depois de uma breve estada, o avião retornava para Kansas City, com escalas no Tennessee e Warrensburg, mo Missouri, a sudeste de Kansas City (entre 50 e 40 MN). O piloto contatou controle de tráfego para informar que estava sem combustível e que executaria um pouso forçado na chegada em Kansas City.

Policiais que responderam aos reportes de que um pequeno avião bloqueava as pistas no sentido oeste da I-70, perto do subúrbio de Grain Valley, em Kansas City, verificaram que o monomotor Piper havia impactado um guard-rail durante o pouso forçado mas evitara atingir qualquer veículo trafegando pela rodovia. O piloto teve ferimentos leves e foi levado para um hospital próximo, onde também foi submetido a exames de sangue no protocolo devido ao incidente.

O piloto agora enfrenta acusação de conduzir veículo (avião) embriagado, operação descuidada e imprudente envolvendo um acidente, porte de substâncias controladas, de menos de 10 gramas de maconha e parafernália de drogas e porte porte ilegal de arma.

O incidente está sob investigação das autoridades locais e da FAA e NTSB. [EL] – c/ fontes