EMBRAER opera E195-E2 no London City, em aproximação rampada, em 24.07.22


Nesta sexta dia 22, a EMBRAER divulgou que um de seus jatos de demonstração E195-E2 – o da pintura exclusiva de apelo de marketing TechLion, o “Leão tecnológico”(da série “Profit Hunter”, o “caçador de lucro“) com as cores preta e dourada – decolou de Farnborough, onde cumpria agenda da feira aeronáutica Farnborough Airshow, para pousar pela primeira vez (do modelo na segunda geração) no aeroporto central londrino London City (LCY/EGLC), para demonstração da sua capacidade para aproximação rampada (Steep Approach), típica do aeroporto.

A aeronave, a maior da família E2, com capacidade para 146 passageiros, voou do Aeroporto de Farnborough (EGLF), a 34 MN a sudoste do London City (EGLC), com combustível com mistura de SAF na parcela de 39%. No London City (EGLC), o jato foi recebido com a tradicional saudação com jatos de água do corpo de bombeiros do aeroporto.

Ao nível do mar (20 pés), o London City tem pista de apenas 1.508 m. de comprimento e os ângulos de descida (rampa de aproximação) são de até 5,5º.

A visita ocorreu antes da da certificação da aeronave para aproximação íngreme no London City no final deste ano, incluiu testes de operação em solo e outros preparativos para o primeiro vôo programado da aeronave no aeroporto que deverá ser realizado logo após a certificação.

A visita demonstra a importância que a EMBRAER atribui a estar preparada para oferecer às cias. aéreas a capacidade de operar no London City com o E195-E2 – o E190-E2 iniciou suas operações neste aeroporto em setembro de 2021.

O aeroporto London City é um componente vital da conectividade de Londres e as aeronaves da EMBRAER podem lidar de forma ímpar com os desafios das operações no aeroporto. As aeronaves da EMBRAER respondem por 85% de todas as operações no London City em rotas tão diversas quanto Edimburgo (Escócia) e Mykonos (Grécia) – com EJet de primeira e de segunda geração (E190-E2) operados por cias. aéreas como BA Cityflyer, KLM Cityhopper e Helvetic Airways.

Arjan Meijer, presidente e CEO da EMBRAER Aviação Comercial, disse: “O London City é o lar da EMBRAER. É um excelente aeroporto, não apenas porque é rápido e eficiente para os passageiros viajarem, mas porque seus desafios peculiares como um aeródromo demonstram o excelente desempenho de nossos EJets e agora nossa mais recente família de aeronaves E2. Estamos imensamente orgulhosos de ser a marca de aeronaves dominante no LCY e esperamos ver o início dos serviços programados com o E195-E2”.

Em setembro de 2021, o modelo E190-E2 iniciou seus serviços de vôo comerciais para o London City, com cias. aéreas como a Helvetic Airways, após a sua certificação específica para aproximação rampada (Steep Approach), em junho de 2021, uma exigência para operar no London City.

Alison FitzGerald, diretora de operações do London City Airport, disse: “A chegada do E195-E2 sinaliza que estamos prestes a receber mais aeronaves de nova geração que oferecem desempenho ambiental de classe mundial, transportam mais passageiros e têm potencial para conectar este aeroporto com mais mercados globais. Este momento também representa a força da parceria que temos com a Embraer e, juntos, desafiando os limites do que é possível neste aeroporto, pois com 146 assentos e uma envergadura de 35 m., ela será confortavelmente a maior aeronave a operar a partir do LCY. Embora o foco imediato seja a certificação, esperamos ver o primeiro E195-E2 em operação no próximo ano com a KLM, o que será um verdadeiro motivo de comemoração”.

O E2 é a aeronave de corredor único mais eficiente em operação atualmente, economizando até 25% das emissões de dióxido de carbono em comparação com as aeronaves da geração anterior.  A aeronave tem emissões de CO2 por assento 30% mais baixas na comparação com as aeronaves que operam atualmente no aeroporto.

Em termos de redução de ruído, o E195-E2 oferece mais de 65% de redução de ruídos na comparação com as aeronaves que utilizam o LCY.

No início de julho, a EMBRAER e a Pratt & Whitney testaram com sucesso uma aeronave E195-E2 com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF). Com 100% de SAF, a redução de emissões pode crescer dos atuais 25% para até 85%.

Vôo de teste de um E195-E2 usando 100% SAF
Canal da EMBRAER no YTb, em 01/07/2022 – vídeo 04m31s:
https://www.youtube.com/watch?v=0zGDHH3sgiM