Dassault concluiu testes em túnel de vento e inicia produção das primeiras peças primárias do Falcon 10X, mantendo meta de entrada em serviço em 2025, e está encerrando turnê mundial do Falcon 6X, para entrada em serviço em meados de 2023, em 25.07.22


A fabricante francesa Dassault divulgou que concluiu os testes em túnel de vento e iniciou a produção das primeiras peças primárias para seu novo jato executivo de alcance ultralongo e capacidade de velocidade MACH 0,925 Falcon 10X e que ainda está visando a entrada em serviço da aeronave no final de 2025.

Durante o anúncio dos resultados do primeiro semestre no dia 20, o presidente e CEO da fabricante Eric Trappier disse que esses planos de entrada no serviço são ambiciosos, pois a aeronave permanece em um cronograma “apertado”, com o pano de fundo dos problemas da cadeia de suprimentos em todo o setor e as dificuldades persistentes do Covid.

Trappier observou que, dado o alcance de 7.500 MN do 10X, a Dassault deu à cabine – que será a mais ampla para um jato executivo produzido exclusivamente para esta finalidade de transporte aéreo, com 2,7 m. de altura – atenção especial ao conforto e eficiência. Trappier ficou satisfeito que a cabine, cuja maquete está em turnê, já começou a receber elogios, incluindo para fins da premiação Red Dot Award.

Trappier também deu atualizações sobre os motores Rolls-Royce Pearl 10X do novo jato, que já acumularam mais de 1.000 horas, e disse que este programa está progredindo bem.

Enquanto isso, a Dassault atualizou que o programa Falcon 6X, jato de alcance de 5.500 MN, está se preparando para a entrada em serviço do modelo supermédio em meados do próximo ano. Trappier observou que a Dassault anunciou o atraso no cronograma em maio, quando a crise do Covid adiou ligeiramente a primeira entrega. O programa Falcon 6X está agora encerrando uma turnê mundial de quatro semanas e 50 escalas, que envolveu 150 horas e três aeronaves de teste de vôo que, no final de junho, acumularam 900 horas. [EL] – c/ fontes