TECNAM exibe na EAA AirVenture o novo monomotor P2010 Gran Lusso, em 25.07.22


A fabricante italiana TECNAM está marcando presença na feira de aviação EAA AirVenture 2022, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, apresentando o novo monomotor P2010 Gran Lusso. O avião está em exibição na feira.
O P2010 Gran Lusso é um avião de quatro assentos, de asa alta e trem de pouso fixo (triciclo). O avião tem opções de motorização, do motor Continental CD-170 (de 170 HP), turboalimentado, movido à diesel ou QAv com controle por FADEC e comando do grupo motopropulsor por única manete, ou dos motores Lycoming IO-360-MIA, de 180 HP, ou IO-390, de 215 HP (movidos por AvGas). A aviônica é uma plataforma Garmin com suíte com telas de informação de vôo G1000 NXi, com controlador de FMS GCU 475, piloto-automático GFC-707, com recurso ESP (estabilidade e proteção eletrônica). O avião terá e um novo quadrante de motorização central, novas pontas das asas com luzes LED integradas e um um novo freio de estacionamento (parking brake).

O avião apresenta interior luxuoso com assentos ajustáveis ​​eletricamente, estofamento de couro italiano, inserções de fibra de carbono – com opções de interior “super premium”. Outros recursos do Gran Lusso incluem dois suportes para celular, portas USB aprimoradas e opções de pintura metálica.

O motor diesel turboalimentado Continental CD-170 (de 170 HP), com hélice MT Propeller tripá de velocidade constante, com controle de potência FADEC e manete única de comando motopropulsor, o consumo será de galões/hora (19,5 litros/horas). O avião voará cruzeiro a 140 KT e terá alcance de 961 MN. A altitude operacional máxima é de 18.000 pés.

O peso vazio padrão de 1.808 lb. (820 kg) e MTOW de 2.646 lb. (1.200 kg). A carta-útil é de 838 lb. (2380 kg), o avião contando com bagageiro de 88 lb. (40 kg). A capacidade de combustível do P2010 é de 63 galões (240 litros).

O avião tem 7,92 m. de comprimento e 2,64 m. de altura. A asa (alta, com escoras de apoio) tem envergadura de 10,3 m., com uma área de 13,9 m². O avião tem duas portas na linha de assentos dianteiros e uma terceira para linha de assentos traseiros na lateral direita.

O P2010 Gran Lusso equipado com o motor diesel turboalimentado Continental CD-170 recebeu a aprovação da certificação FAA PART-23 no final do ano passado. O avião também é certificado pela EASA pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-23.

A variante com motor Lycoming IO-390-C3B6, de 215 HP, com hélice VP Propeller tripá, tem consumo de 11 galões/hora (42 litros/hora, em regime de potência de 65% de Potência Máxima Contínua (MCP), em 2.350 RPM. O avião voa cruzeiro a 140 KT e tem alcance máximo de 530 MN. A altitude operacional máxima é de 14.000 pés.

O peso vazio padrão de 1.720 lb. (720 kg) e MTOW de 2.557 lb. (1.160 kg). A carta-útil é de 837 lb. (380 kg), o avião contando com bagageiro de 88 lb. (40 kg). A capacidade de combustível do P2010 é de 63 galões (240 litros).

Em dezembro passado, a TECNAM, trabalhando com a Rolls-Royce e a ROTAX, voou um demonstrador híbrido-elétrico do P2010. O P2010 H3PS é alimentado por um motor a pistão Rotax 915 iS acoplado a um motor elétrico Rolls-Royce de 30 kW, com o “trem de força” em uma configuração híbrida paralela totalmente integrada. [EL] – c/ fontes