EASA e FAA aprovam configuração de HUD duplo para o Dassault Falcon 8X, em 30.07.22


O conjunto de dois HUD (head-up display) FalconEye, da Dassault, com instalação em ambas as estações (postos) de piloto no modelo trimotor Falcon 8X, recebeu aprovação das agências EASA e FAA.

O FalconEye é o primeiro HUD certificado com visão combinada, que coloca visão sintética e imagens de câmera infravermelha e com pouca luz no HUD ao mesmo tempo.

Os pilotos podem voar aproximações de não precisão para até 100 pés AGL nos jatos Falcon equipados com HUD FalconEye, mas de acordo com a Dassault, “a configuração dual-HUD [duplo HUD] finalmente permitirá uma capacidade EFVS-to-land [de pouso com operação com HUD] em condições próximas de zero-zero, pendente de nova regulamentação da EASA”.

A Dassault divulgou que o segundo HUD está disponível como retrofit para o Falcon 8X.

Ainda segundo divulgação da fabricante francesa, a opção de FalconEye de HUD duplo será certificada nos próximos Falcon 6X e 10X. No “10X”, o HUD duplo será certificado como o “meio primário de operação de piloto”, liberando assim os pilotos para configurar as telas (displays) de informação de vôo primária para outros usos.

O Falcon 6X está em campanha de certificação, com a meta da homologação em meados de 2023. O Falcon 10X é um projeto em desenvolvimento, e a certificação é prevista para final de 2025.

Os benefícios do HUD duplo são o aumento a consciência situacional coletivo, dos dois pilotos na operação, e a simplificação do treinamento do piloto no FalconEye. Compartilhar “a mesma visão sintética e aprimorada”, de acordo com Dassault, permite que um piloto atuar como PF (piloto nos comandos) enquanto o outro monitora as condições de vôo, ambos com os mesmos recursos.

“O resultado final é que esta aprovação resulta em maior segurança e mais capacidade para os Falcon equipados com a tecnologia FalconEye da Dassault, a primeira do tipo da indústria”, disse Carlos Brana, vice-presidente executivo de aeronaves civis da Dassault Aviation.

Os sistemas de visão de vôo sintética aprimorados (EFVS – Enhanced Flight Vision System, às vezes EVS – Enhanced Vision System) são coleções de dados de vôo que fornecem aos pilotos uma perspectiva visual do cenário do vôo que excede em escopo e clareza o que pode ser visto pela visão humana, ao olho. Esses sistemas compreendem sensores como câmeras coloridas ou infravermelhas e radar, e transmitem informações visuais aos pilotos por meio de uma tela de cockpit dedicada – normalmente um HUD ou uma viseira na cabeça.

A Dassault Aviation tem sido pioneira no desenvolvimento da tecnologia HUD. Em 2016, a fabricante lançou o FalconEye, o primeiro sistema de telas em HUD a combinar mapeamento de terreno sintético baseado em banco de dados e imagens reais de câmeras térmicas e com pouca luz. Hoje, uma única aeronave equipada com HUD FalconEye pode voar aproximações de não-precisão a até 100 pés AGL.

Ao permitir que ambos os membros da tripulação compartilhem a mesma visão sintética e aprimorada, o sistema FalconEye permite que um piloto atue como “piloto nos comandos” (PF) enquanto o outro monitora as condições de vôo. Ao melhorar a consciência situacional, o conjunto de dois HUD aumenta confiança da tripulação, melhorando a consciência dos pilotos e aumentando muito a segurança de voar em condições de baixa visibilidade.

Depois de analisar as melhorias na tecnologia HUD e EFVS, a EASA facilitou seus requisitos de aprovação para esses sistemas. Portanto, as aeronaves atualmente equipadas com equipamentos HUD e sistema FalconEye, da Dassault, agora podem operar a até 200 pés com um crédito de alcance visual de pista (RVR) de 30% sem a aprovação específica da EASA. [EL] – c/ fontes