“Corisco” faz viagem entre Jussara/Go e Campo Grande/MS, de 355 MN, com danos nas pontas das pás de hélice, após piloto escutar ruído anormal na decolagem, em 07.08.22


No último dia 31 (domingo), por volta de 13:3Z (10:30LT), o monomotor EMBRAER/NEIVA EMB-711B “Corisco” (P28R) de matrícula PT-NFS (registro de produção sn 711225, fabricação 1979) decolou do Aeródromo Fazenda Santa Rita do Araguaia (SWGW), em Jussara (GO), com destino do Aeródromo Teruel Ipanema Estância (SSIE), em Campo Grande (MS), a 355 MN a sudoeste, em vôo de traslado, com apenas o piloto a bordo. Na corrida da decolagem, o piloto escutou um barulho estranho mas decidiu prosseguir no vôo que transcorreu sem intercorrências.

Chegando no destino, o piloto percebeu que as pontas das pás do conjunto de hélice estavam avariadas, com o avião tendo danos leves.

A ocorrência está lista no painel SIPAER, do CENIPA, como incidente de “Contato anormal com a pista” (ARC).  No tocante da investigação aeronáutica, o avião já foi liberado para o operador. Os trabalhos do CENIPA relativos à ocorrência estão finalizados.

O monomotor EMBRAER/NEIVA EMB-711B “Corisco” (P28R) de matrícula PT-NFS (registro de produção sn 711225, fabricação 1979) é registrado na categoria do transporte privado (TPP), de propriedade compartilhada (cinco Pessoas Físicas, também operadoras do avião), com último registro de compra/transferência em novembro de 2021. O avião é aprovado para três passageiros (e um piloto) e MTOW de 1.248 kg, para operação VFR diurno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em fevereiro deste ano e o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até outubro.

O EMBRAER/NEIVA EMB-711B “Corisco” (P28R) tem motorização Lycoming IO-360C1C6, de 200 HP, com hélice bipá de alumínio McCauley (na configuração original de fábrica).

O aeródromo privado Fazenda Santa Rita do Araguaia (SWGW), em Jussara (GO), dista cerca de 150 MN a NW de Goiânia/GO e 185 MN a NE de Rondonópolis/MT., localizando-se na FIR Brasília/SBBS (na jurisdição do CINDACTA-I). Em elevação de 1.057 pés, o aeródromo tem pista (15/33) de 24 x 1.300 m., de asfalto, com resistência de pavimento PCN 10, aprovada para operação VFR diurna/noturna.

A rota direta SWGW-SSIE (RM 229º) – de 355 MN – cruza a Serra do Caiapó (em GO), com sobrevôo de região com elevação máxima de 3.800 pés, quase cruzando (a cerca de 140 MN de SWGW) a vertical do aeródromo público de Mineiros/SWME (em través de 12 MN), em altitude de 2.707 pés, com pista asfaltada de 1.000 m. A 175 MN do Fazenda Santa Rita do Araguaia/SWGW (e 180 MN do Teruel Ipanema Estância/SSIE) está a fronteria GO/MT; e cerca de 25 MN a frente, o limite das FIR Brasília e Curitiba.

O aeródromo púlico Teruel Ipanema Estância (SSIE), em Campo Grande (MS), tem pista (06/24) de 20 x 1.500 m., de asfalto, em elevação de 1.732 pés, com homologação para operação VFR diurna.

A TMA Campo Grande tem corredores REA para a circulação de aeronaves em regra de vôo VFR. Uma possível rota planejada para um vôo VFR procedente da “Fazenda Santa Rita do Araguaia” (SWGW), com destino do “Teruel Ipanema Estância” (SSIE), seria com chegada pelo Portão “Bandeirantes” (da REA “E”) – a 43 MN no RM 216º para SSIE -, seguir no corredor “E” (por 14 MN) até a Posição “Vilarejo”, então seguir no corredor “B” – a 30 MN no RM 220º para SSIE – até por 18 MN a Posição “Través Represa” – a 20 MN no RM 258º para SSIE -, então seguir no corredor “Z” (5,7 MN) até o Portão “Estufa” – a 15 MN no RM 254º para SSIE, com a aproximação ficando condicionada aos tráfegos do aeródromos (com ATZ) do “Sítio do Aviador” e “Estância Santa Maria”, a nordeste do “Teruel Ipanema Estância”; esta rota somaria distância de 365 MN.