Piper anuncia planos de contribuição no programa do governo americano para desenvolvimento da AvGas sem chumbo (EAGLE) e parceria com a CAE para STC do Archer elétrico, em 08.08.22


Em 2022, ano em que completa 85 anos a partir do monomotor J3 Cub, a fabricante americana Piper Aircraft experimenta um momento muito positivo, com crescimento de demanda e de receita maciço de um mercado em atividade aquecida pós-retração, da pandemia Covid. Em relação a 2021, a receita atinge um crescimento de quase 35% e as vendas globalmente cresceram 66%.

No final de fevereiro, a FAA anunciou uma parceria governamental denominado EAGLE – de Eliminate Aviation Gas Lead Emissions (eliminação de gasolina a base de chumbo). E a Piper quer se juntar a essa missão para eliminar a AvGas com chumbo até 2030.

“Estamos comprometidos em colaborar com combustível de aviação sem chumbo e reduzir a pegada de carbono geral de aeronaves”, disse o presidente e CEO da Piper, John Calcagno, na agenda da fabricante na feira de aviação EAA AirVenture, em Oshkosh, no Estado do Wisconsin, no EUA, que aconteceu em julho.

Esforços anteriores da Piper para apoiar a transição de combustível mais ambiental incluem Certificados Tipo Suplementar (STC/CST) para o monomotor Archer, primeiramente para adequação do motor a pistão Lycoming do uso de AvGas com octanas por chumbo para uma gasolina com octanagem por misturas, com o apoio da Shell na gasolina alternativa, e depois para remotorização com propulsão elétrica.

Na EAA AirVenture, a Piper e a provedora canadense de centros de instrução/treinamento anunciaram uma parceria visando o desenvolvimento e certificação STC/CST do Archer com um kit de conversão elétrica. O Archer elétrico será alimentado por uma bateria da H55.

A CAE tem plano de conversão de dois terços (67%) de sua frota em um período de três anos. A mudança da eletrificação de motorização da frota reduzirá significativamente as emissões de carbono nas unidades de treinamento de vôo da CAE em todo o mundo. E a CAE já está desenvolvendo um novo programa de treinamento de pilotos para operação de aeronaves elétricas.

O presidente e CEO da Piper, John Calcagno, vê o Archer como a aeronave ideal para a CAE usar nessa transição.

Nos termos da parceria, o kit de conversão elétrica para o Archer será disponível para uso de outros operadores e com a oferta de serviços de treinamento e suporte.

Expandindo-se em outra direção, a Piper divulgou, durante a EAA AirVenture, que o seu monomotor turboélice M600 agora possui uma Lista de Equipamentos Mínimos (MEL – Minimum Equipment List), aprovada pela FAA. O MEL aprovado pela FAA qualifica o M600 para operação de serviços aéreos do transporte público não-regular (por fretamento) – PART-135.

O M600 e o M600 SLS são um dos modelos de monomotor turboélice mais avançados tecnologicamente do mercado, e este MEL permitirá uma expansão da aplicação do modelo, para novos tipos de operação, e utilização de toda a sua capacidade.

“Nunca deixaremos de inovar com nosso principal produto”, disse Calcagno sobre o M600.

Na EAA AirVenture, a Piper também promoveu uma marca histórica recente do recebimento do seu milésimo motor PT6A-42A, da Pratt & Whitney Canada, motorização utilizada em todas as suas aeronaves (monomotor) turboélice desde 2000. A marca consolida a parceria de longa data entre a Piper e a Pratt & Whitney, em coma da qual foi criada produto de confiabilidade e eficiência.

Na feira de Oshkosh neste ano, a Piper marcou presença apresentando quase toda a sua linha de produtos de aeronaves, desde o monomotor Archer, com as variantes do transporte particular LX e do avião-treinador Pilot 100i, o bimotor a pistão Seminole, o monomotor a pistão pressurizado M350 e o monomotor turboélice M600. [EL] – c/ fontes