Desenvolvedora de software britânica Signol elabora aplicativo para suporte a operações de vôo mais eficientes em consumo de combustível, e emissão de carbono, com serviço de feedback pós-vôo de usuários – uso por pilotos da Virgin Atlantic em oito meses resulta ganho para cia. de US$ 6,1 mi, em 23.08.22


A desenvolvedora de software britânica Signol proporcionou para a Virgin Atlantic Airways a economia de cerca de 1.000 toneladas de combustível em um período de seis meses com o suporte de um aplicativo próprio elaborado para “incentivar” os comandantes de cias. aéreas a voar com mais eficiência, de acordo com a startup sediada em Londres.

O aplicativo de economia comportamental e ciência de dados – adotado pela Virgin Atlantic em dezembro passado – fornece aos pilotos feedback individualizado sobre suas tendências operacionais para incentivá-los a reduzir o uso de combustível e cumprir os padrões de gerenciamento de combustível e segurança de vôo.

Um acordo de três anos entre a Virgin Atlantic e a Signol segue o sucesso de um estudo-piloto inicial no qual os tripulantes reduziram as emissões de CO2 em 24.000 toneladas durante um período de oito meses, resultando em uma economia de US$ 6,1 milhões.

Hoje, cerca de 200 pilotos, ou aproximadamente dois terços dos comandantes da Virgin Atlantic, participam voluntariamente do programa, disse o diretor comercial da Signol, Gavin Laidlaw para a mídia AIN.

Signol está no mercado há cinco anos e já construiu uma base substancial de clientes no setor de transporte marítimo. A desenvolvedora de sistemas espera que o que Laidlaw descreveu como uma grande operadora de vôos de ‘pacotes’ de férias na Europa “entre em operação” até o final do ano.

Laidlaw explicou que a oferta da Signol inclui não apenas o aplicativo, mas, talvez tão importante quanto, a comunicação por email pós-operação com os usuários para ajudá-los a reconhecer áreas em que podem melhorar.Então, somos como uma ferramenta de debriefing e reflexão pós-vôo, o que significa que, quando [os pilotos] voarem da próxima vez, é mais provável que eles realmente realizem uma manobra de economia de combustível … Estamos essencialmente preparando-os”, Laidlaw disse.

Usando dados coletados do gravador de dados de vôo do avião, o aplicativo aborda vários comportamentos operacionais, talvez os que envolvem mais consumo de combustível como nas fases de  pouso e de decolagem.

Por exemplo, Laidlaw observou que os pilotos costumam usar reversores de empuxo com mais frequência do que o necessário em aeroportos com pistas longas. Taxiar com um motor também economiza uma quantidade significativa de combustível, mas os pilotos simplesmente nem sempre aderem à esta prática. Embora as economias em vôo possam parecer menos significativas devido à precisão com que os pilotos normalmente voam em suas rotas planejadas, o simples ato de usar as configurações de flapes mais econômicas na aproximação pode fazer uma grande diferença, explicou Laidlaw.

Antes da decolagem, a quantidade de combustível a critério do comandante para o abastecimento da aeronave geralmente varia de acordo com seu nível de conforto e tolerância ao risco. Obviamente, consumir menos combustível resulta em menos peso e, portanto, menor consumo e melhor economia de combustível. Nesta questão, o aplicativo mostrará, por exemplo, quanto combustível excedente e desnecessário – após reserva para possíveis desvios – um “piloto-usuário” levou a bordo para cada vôo; o comandante então pode calcular quanta economia poderia ter realizado carregando menos combustível.

“A ideia é que, se você carregá-lo, você o usa”, disse Laidlaw. “Quando analisamos as decisões do despachante, ele é usado apenas 2% do tempo. E quando é usado, apenas 20% é usado. Portanto, há uma enorme quantidade de resíduos, porque cada quilo de combustível que você carrega em um avião, queima 0,19 kg para carregar o peso extra”, pontuou Laidlaw.

Usando o aplicativo da Signol, os pilotos podem visualizar seus dados de desempenho de cada vôo separadamente e acessar seus registros históricos. O aplicativo calcula e ilustra os benefícios ambientais do comportamento de vôo de um piloto específico.

“Assim, à medida que os vôos são carregados nos dados, eles podem ver como estão se saindo e também podem ver quanto carbono estão economizando de uma maneira relacionável … como você salvou 10.000 árvores, esse tipo de coisa”, Laidlaw explicou.

Ainda assim, Laidlaw admitiu que a segurança deve ter prioridade sobre qualquer consideração de custo, independentemente de quanto a economia de combustível resultante se traduza em benefícios ambientais mais amplos.

“Reconhecemos que as decisões de combustível são decisões de segurança e, portanto, enfatizamos muito a autonomia de tomada de decisão do piloto”, disse Laidlaw. “E nós respeitamos isso. Portanto, nunca pediremos a eles que façam algo inseguro, mas obviamente procuramos ver como podemos melhorar seu desempenho atestando comportamentos com mais frequência”, ponderou Laidlaw.

Enquanto isso, a Signol teve o cuidado de entender a psicologia e os traços de personalidade das pessoas que usariam o serviço.

“Uma das principais coisas boas sobre a Signol é que não lhe dizemos o que fazer”, Laidlaw salientou, para acrescentar: “os comandantes valorizam sua independência e liberdade de ação e dizer-lhes o que fazer é ressenti-los. Então, cutucá-los é uma maneira muito mais gentil e amigável de fazer isso”, explicou Laidlaw.

Obviamente, quanto mais pilotos participarem, maior será a amostragem de dados processados ​​e mais evidentes serão os benefícios para a cia. aérea. O aplicativo não apenas cria perfis e metas personalizadas para pilotos individualmente mas também exibe análises comportamentais em nível de frota para gerenciamento. Laidlaw enfatizou, no entanto, que os relatórios associados não identificam indivíduos no interesse da privacidade, um assunto particularmente sensível entre os sindicatos de pilotos na América do Norte.

Embora as cias. aéreas européias tenham demonstrado talvez o interesse mais imediato na oferta, a Signol entrou em negociações avançadas com transportadoras de todo o mundo, incluindo algumas grandes cias. aéreas no EUA e uma no Canadá.

A Laidlaw não especificou precisamente a estrutura de preços que negociou com a Virgin Atlantic, mas explicou que garante que o cliente obtenha pelo menos 90% do benefício de redução de custos obtido com o uso do produto.

“Acho justo dizer que é provavelmente o melhor [retorno do investimento] de qualquer projeto que eles façam”, disse Laidlaw. “Cobramos uma taxa de serviço, por piloto ou por fuselagem, e isso chegaria a algo entre 5% a 10% do que economizamos em combustível”, completou Laidlaw. [EL] – c/ fontes