Aviação executiva russa em recuperação, em 25.08.22


A indústria de aviação executiva russa está se recuperando numa constante após a forte queda no primeiro semestre do ano causada pelo conflito geopolítico da Rússia com a Ucrânia e todas as sanções impostas à bandeira russa em retaliação, segundo especialistas locais na área de aviação executiva e reportagens de mídia russa.

Dados da Associação de Aviação Executiva da Rússia mostram que a toda a frota de aviação executiva da Rússia no início de 2022 era de cerca de 500 jatos, dos quais até 20% (100 jatos) eram arrendados. Devido às sanções, a maioria das aeronaves arrendadas foi devolvida aos lessores, enquanto as aeronaves executivas restantes foram registradas e rematriculadas na Rússia; isso permitiu que a maior parte da frota de jatos executivos permanecesse na Rússia.

Alexei Butrimov, diretor geral da BJet, uma das principais operadoras de aviação executiva da Rússia, disse para mídia local que o transporte aéreo executivo russo superou um período crítico e está se recuperando numa constante. De acordo com Butrimov, a atividade de vôos de jatos executivos quase dobrou. Com a escassez de aeronaves modernas particulares na Rússia, a demanda por serviços de aviação executiva, por fretamento, aumentou significativamente. Muitos clientes russos, apesar da crise, estão dispostos a pagar mais por seus vôos executivos.

Como a maioria dos países ocidentais, incluindo EUA e Canadá, permanece fechada para russos e seus jatos, os vôos executivos por russos envolveram principalmente operações para a Turquia, Emirados Árabes Unidos, Seychelles (arquipélago no Oceano Índico, perto da costa leste da África), Maldivas (no Oceano Índico) e Vietnã, entre outros.

Além disso, também há crescente demanda por registro de jatos executivos na Rússia, o que, segundo analistas, pode ser considerado um sinal de recuperação do setor.

Como as importações de jatos executivos na Rússia são atualmente limitadas, as esperanças da indústria estão no projeto do primeiro jato executivo “russo”. Para isso, alguns esforços estão em andamento. Por exemplo, a Ruselectronics está trabalhando na substituição de componentes de comunicação eletrônica de fabricação norte-americana em aeronaves do transporte doméstico domésticas que poderiam ser usadas na produção do primeiro jato executivo russo. Ainda assim, muito provavelmente, a montagem inicial da aeronave executiva da Rússia será realizada com base em projetos aeronáuticos nacionais com a ajuda de componentes chineses. [EL] – c/ fontes