GAMA posta resultados com aumento de entregas de aeronaves da AG no 1S22, em 28.08.22
A GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral) postou os resultados semestrais consolidando os trimestrais de entregas e faturamento das fabricantes associadas.
No seu Relatório trimestral de Remessa e Faturamento de Aeronaves, os números do 1S22 da GAMA indicam o aumento das entregas de aeronaves em quase todos os tipos e modelos de aeronaves, juntamente com um aumento proporcional no valor geral das aeronaves entregues.
No 1S22, as entregas de jatos executivos tiveram um aumento de 9,5% em relação ao mesmo período de 2021. O mercado de turboélices também teve um aumento de 11,8% em comparação com o primeiro semestre de 2021. O segmento pressurizado de ponta teve apenas uma entrega adicional do total de 95 aeronaves do primeiro semestre de 2021.
Em comparação com o mesmo período de 2021, os embarques de aeronaves até o segundo trimestre de 2022 tiveram os aumentos no segmento de avião a pistão (de 9,4%) com 638 unidades, no segmento de turboélices (de 11,8%) com 247 unidades e no segmento de jatos (de 9,5%) com 289 unidades entregues. Estes três segmentos totalizaram 1.175 aviões entregues, com 54,5% das entregas sendo de aviões a pistão, 21% de turboélices e 24,7% de jatos.
As entregas de helicópteros motorizados à turbina permaneceram estáticas com 257 aparelhos entregues no primeiro semestre deste ano, representando apenas dois a menos do que nos primeiros seis meses de 2021.
No segmento dos jatos, a Cessna, subsidiária da Textron Aviation, aumentou suas entregas em 15 jatos na base de comparação anual (1S22 x 1S21), um crescimento de 20%, incluindo oito jatos Citation Latitude adicionais com relação ao 1S21.
O faturamento de aeronaves da aviação geral aumentou cerca de US$ 500 milhões, de US$ 8,6 bilhões para US$ 9,1 bi (+5,8%).
“Desde os reveses iniciais da pandemia, vimos alguns segmentos avançarem com crescentes carteiras de encomendas (backlogs) e altas taxas de operações, enquanto outros ainda estão trabalhando diligentemente para navegar no caminho da recuperação”, disse o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce. “Apesar dos problemas da cadeia de suprimentos e de força de trabalho, nosso setor continua progredindo e se posicionando estrategicamente para o futuro, o que é uma verdadeira prova de nossa força e durabilidade”, completou Bunce.
Os embarques de helicópteros, por outro lado, permaneceram estáveis em relação aos números de 2021; os embarques de helicópteros a pistão aumentaram 4,8% com 87 unidades entregues, enquanto os embarques de helicópteros a turbina diminuíram 0,8% com 257 unidades entregues. Foram entregues 344 helicópteros, perfazendo volume de US$ 1,3 bilhões, uma redução de US$ 100 milhões para o resultado de 1S21 (de US$ 1,3 bi), uma queda de 7,1%.
Relatório trimestral de Remessa e Faturamento de Aeronaves (1S22) da GAMA:
https://gama.aero/wp-content/uploads/2022ShipmentReport08242022.pdf
A GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral) é uma importante representante de indústria aeroespacial, com papel e influência relevante, respeitada e seus pronunciamentos sendo pertinentes e preditivos de eventos do mundo real, tendências, oportunidades e perigos.
O peso da GAMA deriva da influência de seus membros, alguns dos quais – a Textron, com as suas marcas Beechcraft, Cessna e Dell, a Bombardier, a EMBRAER, Gulfstream, a Pilatus e a Piper e mais a GE Aviation, a Honeywell, Pratt & Whitney e Rolls-Royce, por exemplo – podem ser familiares para pilotos experientes e gerentes de departamentos de vôo. [EL] – c/ fontes
Portal da GAMA:
www.gama.aero