Reliable Robotics obtém da FAA base para certificação de seu sistema de navegação e vôo autônomo, abrindo caminho para STC/CST do sistema no modelo Cessna 208 Caravan, em 29.08.22


A Reliable Robotics, desenvolvedora de sistemas de aeronaves autônomas, divulgou que a FAA aceitou a base para certificação de seu sistema de navegação e vôo autônomo. Isso abre caminho para a Certificação de Tipo Suplementar (STC/CST) do sistema no modelo Cessna 208 Caravan, baseado no acoplamento contínuo do piloto-automático em todas as fases da operação da aeronave – táxi, decolagem, cruzeiro, pouso, frenagem e corrida desaceleração – com um único piloto a bordo para lidar com procedimentos de situações anormais.

“Agradecemos muito a atenção notável da FAA aos detalhes e ao suporte contínuo”, disse Mark Mondt, diretor de certificação da Reliable Robotics. “Esta base de certificação é o culminar de anos de trabalho com a FAA e representa um passo fundamental para trazer sistemas avançados de navegação e vôo automatizado para aeronaves de categoria [do transporte] normal. Estamos ansiosos para continuar nosso trabalho juntos à medida que avançamos para a próxima fase do processo de certificação”, Mondt completou.

De acordo com a Reliable Robotics, a FAA usa esses documentos de emissão “para fornecer um meio estruturado de descrever e rastrear a resolução de problemas técnicos e regulatórios significativos que ocorrem durante um projeto de certificação”.

A Reliable Robotics acrescentou que o sistema ajudará a reduzir eventos de CFOT – de vôo controlado contra o terreno – e de LoC-I – perda de controle em vôo, que são as duas principais causas de acidentes fatais em pequenas aeronaves. [EL] – c/ fontes