Preço de aeronaves executivas usadas segue em alta apesar do cenário econômico global de “ventos de proa”, segundo provedora de dados Vref, em 02.09.22


Os preços de aeronaves executivas usadas permanecem fortes, embora haja algumas evidências de que o mercado no lado vendedor possa estar mudando, de acordo com o relatório de tendências de mercado do 3T22 da provedora Vref. Essas “fortes avaliações” de aeronaves persistem apesar dos temores de inflação e recessão, divulgou a Vref.

A desaceleração do verão no hemisfério norte não afetou a maioria dos preços dos modelos de aeronaves, observa o relatório da Vref, e “o apetite dos compradores por jatos executivos permanece em níveis não vistos em anos”.

Embora tenha havido um aumento no estoque de turboélices e jatos executivos, as médias de estoque (de frota disponível para negociação) permanecem baixas, entre 3 e 4% da frota em serviço. No entanto, essas médias subiram entre 1 e 2% em relação ao final do ano passado.

A avaliação-precificação de jatos executivos continua a subir, divulga o relatório da Vref, observando que, por exemplo, os valores da linha Cessna Citation aumentaram entre 2 e 20% em relação ao segundo trimestre.

O relatório observa que o prazo de aeronave em oferta no mercado permaneceu inalterado em relação ao primeiro e segundo trimestres. Embora haja menos transações de aeronaves no segundo semestre em comparação com o primeiro semestre, “ainda estamos no mesmo nível de um ano típico se desconsiderarmos o louco ano de referência de 2021”, registra o relatório.

Ainda assim, o presidente da Vref, Jason Zilberbrand, observou que há casos de enfraquecimento de algumas avaliações de aeronaves. “A demanda continua superando a oferta, embora possamos finalmente estar atingindo o ápice dos preços pedidos, pois pela primeira vez em mais de um ano os vendedores estão sendo forçados a baixar os preços pedidos para encontrar um comprador para negócio pronto para voar, aeronaves completamente modernizadas ainda estão claramente liderando as aquisições em todas as classes”, Zilberbrand disse.

A Vref adianta que prevê um quarto trimestre “aquecido”, já que os compradores continuam aproveitando a depreciação de bônus (deságio) antes de expirar e uma “aversão às transportadoras aéreas comerciais” que é “suficiente para manter o trem nos trilhos, mantendo a demanda e pedindo preços nos níveis atuais”, segundo registra a Vref. [EL] – c/ fontes