Inframerica utiliza um cão da raça border collie e um gavião-asa-de-telha para afugentar presença aviária na área das pistas do aeroporto de Brasília/DF, em 06.09.22


Fonte: g1 – 05/09/2022
Matéria assinada por Amanda Sales e Welington Valadão postada no portal de notícas g1, no dia 05/09/2022, divulga que a operadora do Aeroporto Internacional de Brasília (SBBR) Inframerica utiliza um cão da raça border collie, de nome Zeca, e um gavião-asa-de-telha, de nome Tupã, para afugentar pássaros e outros animais na área das pistas do aeroporto.

Os dois animais fazem parte da equipe “Fauna” da Inframerica. Foram treinados durante 6 meses e agora ajudam a equipe de funcionários para assegurar a segurança das operações aéreas. Zeca e Tupã ficam em companhia de um condutor, que auxiliam as operações.

A equipe do aeroporto explica que o treinamento de Zeca foi por meio de testes, afugentando as aves que pousavam na área operacional no Aeroporto de Brasília. Além disso, o cachorro também foi acostumado com o barulho das aeronaves. “Zeca é um cachorrinho extremamente obediente, educado, de linhagem indicada para a prática da atividade por aprender comandos complexos”, explica Anelize Scavassa, bióloga responsável pelo cão.

No caso do gavião-asa-de-telha Tupã, Anelize explica que o ave foi treinada e exercitada para a tarefa. “Trabalho para que ele esteja no peso ideal para apenas afugentar as aves, não capturar”, afirma.

Segundo Anelize, com o tempo, as aves também se acostumam com barulhos externos, como de viaturas, buzina e sirenes. Porém, os predadores naturais causam medo inato nelas, que não ficam na presença dos deles e começam a evitá-lo pelo risco.

Além dos animais, a Equipe “Fauna” também utiliza outras técnicas para afastar animais das áreas operacionais como, aplicação de rojão, sirene, canhão de butano e as viaturas.