Dados da Argus da atividade da aviação executiva mundial em agosto revela um ligeiro aumento de movimentação aérea globalmente, mas com redução na América do Norte e Europa, em 10.09.22


A atividade de vôo de aeronaves executivas na América do Norte em agosto caiu 0,9% na comparação ano x ano, marcando o segundo mês consecutivo em que houve um abrandamento das operações, de acordo com o último relatório TraqPak Global Aircraft Activity da Argus International. Conforme o relatório, as operações europeias também caíram, cerca de 1,5%, mais do que o previsto. Apesar desse declínio, a atividade global de aeronaves executivas registrou um aumento de 1,8% em agosto, impulsionado por um “ressurgimento” em outros mercados.

Na América do Norte, a atividade do segmento do transporte particular – PART-91 – registrou o único aumento na se de comparação ano x ano, um aumento de 5,6%. A atividade do segmento de operação fracionária permaneceu essencialmente estável pelo segundo mês consecutivo (com queda de 0,6%), mas a atividade do segmento do transporte por fretamento (serviço aéreo público não-regular) – PART-135 – caiu 8,1%. Esta retração foi impulsionada pela redução de demanda de 13,4% das operações envolvendo jatos de médio porte. Ao mesmo tempo, no entanto, as operações de jatos médios do transporte particular (PART-91) aumentaram 10,1%. Em todas as operações, todas as categorias de aeronaves tiveram uma ligeira queda no mês de agosto na comparação anual, exceto o segmento de jatos de cabine larga – essas operações permaneceram estáveis ​​em relação ao ano anterior.

Na Europa, as operações em agosto no comparativo ano x ano envolvendo jatos leves e médios. Mas as aeronaves turboélice tiveram uma ligeira melhoria de 1,6% e os jatos de cabine larga um aumento de 2,4%.

No restante do mundo, a atividade de aeronaves executivas em agosto saltou 23,3% em relação ao ano anterior, com a atividade turboélice liderando, com expressivo aumento de 56%. Os jatos leves tiveram um aumento de 18,6% e os jatos de cabine larga registraram um aumento de 9,5%. No entanto, as operações de jatos de médio porte caíram 8,9%.

A Argus espera que o tráfego na América do Norte em setembro diminua pelo terceiro mês consecutivo, prevendo que uma redução da atividade de 2,2% na comparação ano a ano. A Argus espera ainda que as operações na Europa diminuam em um ponto percentual neste mês. [EL] – c/ fontes