Universal Avionics aprova STC para suíte InSight Flight Deck no trimotor Dassault Falcon 900B, em 08.09.22


A Dassault Aviation recebeu Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) para atualização de aviônica com suíte InSight Flight Deck, da Universal Avionics, para o jato trimotor Falcon 900B.
Com a atualização aviônica, os operadores do Falcon 900B poderão dispor na cabine de um nível de consciência situacional através dos sistemas de visão sintética tridimensional e de cartas digitais interativas em dois planos. A nova suíte (InSight Flight Deck, da Universal Avionics) conta com telas de informação de vôo largas, de alta resolução (com elevada capacidade de brilho), e interfaces intuitivas. A suíte é compatível com soluções FANS 1/A+, CPDLC e ATN B1 fornecidas pela Dassault.

Adicionalmente, a troca de aviônica, com a substituição das cinco telas de tubo de raio catódico originais, de maior peso (e de limitado brilho e renderização de cor), resulta um ganho (aumento) de carga-paga de 200 lb. (91 kg).

Introduzido no mercado em 1991, o Falcon 900B continua sendo uma aeronave desejada, com atualizações tecnológicas tornando-se essenciais para o o atual padrão de operações, em navegação e comunicação, com elevados níveis de segurança e eficiência.

Em 1991, a Dassault colocou no mercado o Falcon 900B, uma versão de produção revisada do do modelo Falcon  900.  O Falcon 900B era equipado por três motores Honeywell TFE 731-5BR-1C, de 4.750 lbf. de empuxo, para atender o modelo de MTOW de 45.000 lb. Na operação com teto de serviço de 51.000 pés. O cockpit do Falcon 900B era equipado com suíte aviônica Honeywell Primus, com quatro telas de informação de vôo, com destaque para o Diretor de Vôo SPZ 8000, da Honeywell, duplo sistema de gerenciamento de vôo (FMS) Honeywell FMZ, computadores de dados atmosfércios (air data) AZ 810 e receptores de comunicação e navegação da série Collins Pro Line ARINC 429.

“O sistema de telas InSight continua ganhando impulso significativo no mercado, com nove STC disponíveis ou em desenvolvimento avançado, demonstrando a escalabilidade do sistema para aviação executiva”, disse Dror Yahav, CEO da Universal Avionics. “Próximas atualizações para sistemas de visão de vôo aprimorados e conectividade da plataforma de vôo colocarão o avião atualizado para a linha de frente dos jatos executivos”, completou Yahav. [EL] – c/ fontes