Aeronautix projeta motor de partida/gerador (starter/generator) para o King Air 350 e busca a certificação suplementar (STC/CST) do componente junto da FAA, em 13.09.22


Em agosto, a Aeronautix divulgou o seu projeto de um novo motor de partida/gerador para o bimotor turboélice Beechcraft King Air 350 que, segundo a empresa especializada em produtos e serviços de engenharia aeronáutica, testes e certificação de aviação, com sede em Wichita (Kansas/EUA), aumentará a carga de energia elétrica disponível, oferecerá melhor capacidade de partida (acionamento) de motor e ainda reduzirá atividade de manutenção.

Aeronautix – site:
https://www.aeronautix.com/

Com uma capacidade de energia elétrica de 650 amperes (Amp), o novo gerador tem capacidade de 50 Amp (8,3%) a mais que o sistema original. O gerador terá TBO de 1.500 horas. Espera-se também que um novo esquema de partida em paralelo, juntamente com a regulação automatizada de torque, signifique menos desgaste tanto no gerador quanto no motor.
A Aeronautix prevê um tempo de instalação de 16 horas para o sistema completo, o que adicionará cerca de 5 lb. (2,3 kg) ao peso de uma aeronave.

Detentora de uma autorização pela FAA de organização designada e aprovação do fabricante de peças, a Aeronautix está trabalhando em um Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) para o novo gerador para as variantes King Air 350 e 350C com motores PT6A-60A ou PT6A-67A.

A Aeronautix já detém da FAA STC/CST para um gerador de partida de 400 Amp para as variantes King Air Beechcraft B300 e B300C – o STC ST01699WI.

A Aeronautix detém um STC para o sistema aural de aviso e anunciador (AWAS – Aural Warning and Annunciation System) para os modelos King Air séries 300 e 350.
O sistema, projetado para se integrar ao conjunto da suíte aviônica Pro Line 21 da Collins, e fornecer melhor percepção situacional, fornecerá avisos de voz aos pilotos, evitando possíveis danos ao motor devido a condições de excesso de temperatura ou excesso de torque, em favor da durabilidade do motor.

O sistema AWAS requer uma instalação não-invasiva, que leva cerca de 12 horas, que consiste em conexões de chicote de fios ao barramento de “dados 429” existente no King Air. O painel do sistema AWAS é montado no console central em aeronaves civis, mas sendo aprovado também instalações em outros pontos para o caso de aeronaves com configuração de transporte militar e substitui o amplificador de alerta Cobham 630A-000. [EL] – c/ fontes