NATA publica guia de AvGas sem chumbo para provedores de combustível, em 14.09.22


Com a perspectiva da gasolina de aviação sem chumbo se tornar uma realidade, a Associação Nacional de Transporte Aéreo (NATA – National Air Transportation Association) lançou um trabalho de orientação com título “Unleaded Avgas Conversion Considerations for Aviation Fuel Providers” – ou “Considerações de conversão de gás de aviação sem chumbo para fornecedores de combustível de aviação”.

Unleaded Avgas Conversion Considerations for Aviation Fuel Providers – NATA, set. 2022:
http://www.nata.aero/assets/Site_18/files/EAGLE/NATAUnleadedAvgasConsiderations.pdf

Desenvolvido pelo subcomitê de combustível da aviação geral da entidade com apoio e contribuições da indústria de combustível, o trabalho da NATA serve para a instrução de revendedores de combustível sobre as melhores práticas para a sua preparação para a implantação generalizada de AvGas sem chumbo. O trabalho se concentra em quatro áreas em preparação para a transição: [1] descoberta, [2] comunicações preliminares, [3] consideração de infraestrutura e [4] comunicações finais.

“Com os holofotes brilhando cada vez mais nos combustíveis de aviação sem chumbo, as partes interessadas do setor têm buscado proativamente informações sobre considerações para oferecer opções de combustível mais ecológicas”, explicou Megan Eisenstein, diretora administrativa da indústria e assuntos regulatórios da NATA.

Em apoio ao programa federal EAGLE – Eliminate Aviation Gasoline Lead Emissions (eliminação das emissões de AvGAs com chumbo), que exige a remoção gradual de combustíveis com chumbo sem afetar a operação segura da frota da aviação geral, os revendedores de combustível ainda precisarão manter suprimentos da AvGas 100LL durante a transição. Com vários graus de AvGas disponíveis, há um risco aumentado de abastecimento incorreto. Para evitar essa ameaça, a NATA recomenda a implementação de programas de prevenção de erros de abastecimento: “Manter linhas de comunicação abertas entre pilotos e FBO durante todo o processo de abastecimento também é essencial”, observou Steve Berry, diretor administrativo de segurança e treinamento da NATA. [EL] – c/ fontes