Rolls-Royce obtém homologação da EASA para o turbofan Pearl 700, em 22.09.22
A Rolls-Royce divulgou que obteve a aprovação da EASA para seu motor turbofan Pearl 700, que equipará as novas aeronaves cabine larga de ultralongo alcance G700 e G800, da Gulfstream, cuja certificação é prevista no próximo ano.
Desenvolvido no Centro de Excelência para Motores da Aviação Executiva de em Dahlewitz, Alemanha, o turbofan Pearl 700 incorpora o núcleo do motor Advance2 da fabricante britânica com um novo sistema de baixa pressão. Em comparação com o motor BR725, isso resulta em um aumento de 8% no empuxo de decolagem, para 18.250 lbf. A Rolls-Royce acrescentou que o Pearl 700 também fornece uma melhoria de eficiência de 5%, mantendo reduzido nível de ruído e de emissões. O resultado é um motor altamente eficiente, mas também capaz de impulsionar os clientes a velocidades de MACH 0,925.
A aprovação do motor pela EASA seguiu um programa de testes abrangente que inclui operação ao nível do mar e em condições de altitude tanto com combustível convencional quanto com 100% combustível de aviação sustentável (SAF). Os testes provaram sua durabilidade contra colisões com pássaros, gelo, granizo e ingestão de água. Outros testes incluíram contaminação crítica da pá do fan sob a qual uma pá é deliberadamente liberada à velocidade máxima. Os testes foram conduzidos em várias unidades da Rolls-Royce na Europa e na América do Norte, incluindo Dahlewitz na Alemanha, Bristol, no Reino Unido, Manitoba e Montreal, no Canadá; e também na instalação de testes de motores a jato Rolls Royce ao ar livre, localizada no Centro Espacial John C. Stennis, da NASA, no Mississippi, no EUA, bem como a bancada de testes de altitude no AEDC (Arnold Engineering Development Center) – Centro de Desenvolvimento de Engenharia Arnold – em Tullahoma, no Tennessee (EUA).
O Pearl 700 é a segunda unidade da crescente Família de turbofan Pearl, da Rolls-Royce, a obter a certificação. O primeiro, o Pearl 15, que equipa os jatos Bombardier Global 5500 e 6500, entrou em serviço no final de 2019. A próxima unidade será o Pearl 10X, que equipará o Dassault Falcon 10X.
Os motores da série Pearl da Rolls-Royce são evoluções da Família de turbofan BR700 da fabricante britânica, destinada a aeronaves executivas. Desenvolvidos em conjunto pela Rolls-Royce e BMW, os motores da série BR700 são fabricados em Dahlewitz, na Alemanha, por uma entidade conhecida como Rolls-Royce Deutschland. O Pearl 700 é um descendente direto do turbofan BR-725 de duplo estágio, mas com uma melhor saída de seu empuxo de 16.900 lbf. com uma disponibilidade de empuxo de decolagem de 18.250 lbf. e uma redução no consumo de combustível de 3 a 5%.
Dirk Geisinger, diretor da Divisão de Aviação Executiva da Rolls-Royce, disse: “Receber a certificação EASA para nosso motor Pearl 700 nos deixa muito orgulhosos, pois ilustra mais uma vez as capacidades únicas da Rolls Royce para projetar, testar, fabricar e certificar motores de aeronaves pioneiras. Também reflete a dedicação de nossa equipe global para apoiar a Gulfstream e a entrada em serviço do G700 e G800. Trabalhamos em estreita colaboração com a EASA e a Gulfstream para obter esta certificação e gostaria de agradecê-los pelo apoio”.
A Gulfstream optou pelo mesmo motor para o G700, de alcance de 7.500 MN, e o G800, de alcance de 8.000 MN, que estão programados para certificação em meados de 2023 e final de 2023, respectivamente.
O presidente da Gulfstream, Mark Burns, comentou: “A certificação dos motores Rolls-Royce Pearl 700 para o G700 e G800 é um passo significativo que nos aproxima de entregar essas aeronaves revolucionárias aos nossos clientes. Estamos vendo um alto nível de demanda para o G700 e o G800, e eles estão prontos para liderar o segmento de distância de ultralongo alcance com sua combinação única de alcance, velocidade e tamanho da cabine”.
Anunciado na convenção da NBAA de 2019, o G700 possui um alcance sem escala de até 7.500 MN e velocidade em regime de Cruzeiro de Alta Velocidade (High-speed cruise) de MACH 0,90. A cabine da aeronave possui quatro áreas de estar para até 13 passageiros e acomoda confortavelmente até oito viajantes, com possibilidade de acomodação para descanso (dormir).
O G800 – com seu deslumbrante alcance ininterrupto alcance sem escala de até 8.000 MN à velocidade de MACH 0,85. Em vôos com mais de 6.500 MN, a velocidade e a eficiência do G800 se combinam para economizar até 1,5 horas para passageiros preocupados com hora.
O G700 e o G800 são capazes de atingir uma velocidade máxima de MACH 0,925 e um teto de serviço de FL510.
Na cabine de comando, os dois modelos, em comum, oferecem aos pilotos as vantagens coletivas e a excelente consciência situacional da suíte Symmetry Flight Deck, desenvolvida pela Gulfstream, conjunto de visão sintética multissensor, dois visores HUD e o Sistema de Desempenho de Pouso Preditivo proprietário da Gulfstream. O controle em vôo dos dois modelos é feito por meio de sidesticks de controle ativo exclusivos da Gulfstream, conectados eletronicamente. [EL] – c/ fontes