Estoque de jatos usados cai 27% em relação a um ano atrás, para taxa de disponibilidade de 2,7% da frota em serviço, e preço médio sobre 22%, nos dados da analista de mercado Jeffries, em 24.09.22


O estoque de jatos executivos usados ​​caiu 27% em relação a uma no atrás, com apenas 2,7% da frota em serviço no mercado, de acordo com um relatório liberado nesta quarta dia 21 da Jeffries Equity Research.

Os jatos de grande porte (cabine larga) lideraram o declínio na disponibilidade e oferta no mercado, com queda de estoque de 34% desde setembro passado, seguidos por jatos de médio porte, com redução de estoque de 27% e depois pelos jatos leves, com queda de 24%.

Por fabricante de aeronave, a redução de estoque na base de comparação ano x ano (set, 2021 x set. 2022) foi puxada pela Gulfstream, com diminuição de 3% da frota disponível para apenas 1,8%, com 34 aeronaves disponíveis neste mês.

Os níveis de estoque de jatos Dassault diminuíram 36%, com nove aeronaves no mercado neste mês – ou 1,7% da frota da família Falcon Jet.

Em seguida, o estoque de jatos Bombardier caiu 29%, para 48 aviões neste mês. O número de jatos Global e Learjet no mercado diminuiu enquanto a oferta de jatos Challenger no mercado aumentou 20%.

Os jatos EMBRAER usados à venda caíram para 28 aviões – uma queda de 13% em relação a um ano atrás.

No momento são disponíveis 76 jatos Cessna Citation no mercado de usados, representando apenas 1,9% de sua frota ativa.

No geral, a análise da Jeffries determinou que os preços médios de tabela de aeronaves usadas aumentaram 22% em relação ao ano anterior. Isso foi liderado pelos jatos Cessna Citation, com alta no preço médio de 36% na comparação de um ano antes. [EL] – c/ fontes