Gulfstream entrega a cliente 500º jato do modelo G650, em 26.09.22


Nesta segunda dia 26, a Gulfstream Aerospace divulgou a entrega a cliente do 500º jato executivo cabine larga G650 – com aparelho da variante G650ER -, cerca de 10 anos desde que a primeira aeronave do modelo G650/650ER foi entregue para serviço. O jato foi entregue nas instalações de conclusão da fabricante americana (da Georgia) em Appleton, no Estado do Wisconsin (EUA).

“Com um incrível número de 500 unidades entregues, demanda persistente e uma série de elogios do setor, o G650 e o G650ER são inegavelmente icônicos”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream, para emendar: “Esta entrega marcante é um forte testemunho do tremendo trabalho de nossa equipe dedicada da Gulfstream. Como em todos os programas de aeronaves, continuamos investindo no G650 e G650ER para garantir a melhoria contínua em toda a frota crescente para nossos clientes”.

Com capacidade de até 19 assentos, o G650 (de alcance de 7.000 MN) recebeu aprovação da FAA em setembro de 2012 e da EASA três meses depois, enquanto o G650ER (de alcance estendido (de 7.500 MN) foi anunciado e certificado em 2014.

Equipados com dois motores Rolls-Royce BR725, o G650 pode voar até 7.000 MN (12.964 km) à velocidade de MACH 0,85 e 6.000 MN (11.112 km) em velocidade de cruzeiro de alta velocidade de MACH 0,90, enquanto G650ER pode voar até 7.500 MN (13.890 km) à MACH 0,86 e 6.400 MN (11.853 km) à MACH 0,90. Ambas as aeronaves são capazes de uma velocidade operacional máxima de MACH 0,925, apresentam uma altitude máxima de cruzeiro de 51.000 pés e são certificadas pela FAA e EASA para operações de aproximação “rampada” (steep approach).

Ambas variantes acumularam mais de 120 recordes mundiais de velocidade em pares de cidades, incluindo ambos recordes polares e no sentido oeste ao redor do mundo. A Gulfstream também ganhou o Troféu Robert J. Collier pelo programa G650. O troféu reconhece as maiores realizações na aeronáutica ou astronáutica americana e, no caso, a Gulfstream recebeu a premiação pelas inovações em desempenho, segurança e eficiência que o G650 trouxe para o setor de aviação executiva.
Graças a uma vantagem de seis anos sobre o concorrente Bombardier Global 7500, o G650/650ER detém cerca de 80% do mercado de jatos bimotor executivos que podem voar mais de 7.000 MN, de acordo com os últimos dados de entrega de ambos as fabricantes de aeronaves.

A General Dynamics, controladora da Gulfstream, informou, durante sua reunião com investidores para divulgação de resultados financeiros do trimestre, que a demanda por novos jatos G650ER de produção continua “robusta”. [EL] – c/ fontes