Eviation faz o primeiro vôo do seu avião elétrico Alice, em 28.09.22
Nesta terça dia 27, a Eviation realizou o primeiro vôo do novo avião de motorização elétrica Alice, com sucesso. Com o piloto de testes Steven Crane nos comandos, o avião decolou do Aeroporto Internacional Grant County (KMWH), em Moses Lake, Washington (EUA), às 07:10LT, e voou por oito minutos, em dois turnos de pista à altitude de 3.500 pés.
Crane chamou o desempenho do Alice de “maravilhoso” e comentou: “Ele funcionou exatamente como pensávamos que seria. Muito responsivo, muito rápido no acelerador, e fez um pouso maravilhoso. Eu não poderia estar mais feliz”. O piloto, eufórico, continuou explicando que o vôo curto foi o primeiro de uma série de “passos de bebê” pelos quais o programa de testes do Alice está programado para seguir. “Hoje foi quase o envelope inicial”, disse Crane a repórteres, para completar: “Para testes futuros, expandiremos esse envelope”.
O presidente e CEO da Eviation, Gregory Davis, manifestou-se pelo primeiro vôo: “O que acabamos de fazer é entrar para a história da aviação. Trata-se de mudar a maneira como voamos. Trata-se de conectar comunidades de maneira sustentável, e obviamente estamos radiantes de orgulho neste lindo dia ensolarado aqui em Moses Lake”. Davis também falou: “Hoje embarcamos na próxima era da aviação – eletrificamos os céus com sucesso com o inesquecível primeiro vôo do Alice”. Ele prosseguiu: “As pessoas agora sabem como é a aviação acessível, limpa e sustentável pela primeira vez em uma aeronave totalmente elétrica de asa fixa. Este marco inovador levará à inovação em viagens aéreas sustentáveis e moldará as viagens de passageiros e de carga no futuro”.
“O vôo foi exatamente como planejado”, disse Davis quanto ao desempenho do avião no vôo: “O piloto executou todo o vôo nos números. Eu estava assistindo do lado de fora da sala de telemetria e quando ele atingiu cada ponto, foi uma emoção. Não poderíamos estar mais felizes”, completou Davis falando quanto ao vôo em si.
Empresa sediada em Arlington, no Estado de Washington (EUA), a Eviation apresentou pela primeira vez um protótipo em escala do Alice na feira aeronáutica Paris Air Show de 2019, em junho.
O nome Alice deriva contemporaneamente do personagem-título do famoso romance, de 1865, de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilha”s, e do clássico hino de rock “White Rabbit” da banda americana dos anos 60 e 70 Jefferson Airplane, de uma criatura estranha, totalmente merecedora de seus homônimos psicodélicos. A característica definidora da aeronave – seu sistema de propulsão elétrica – é projetada e fabricada pela MagniX, outra empresa aeroespacial sediada no Estado de Washington. Tanto a Eviation quanto a MagniX são subsidiárias do Clermont Group, um conglomerado privado com sede em Cingapura.
O primeiro vôo marca um marco significativo no desenvolvimento do Alice, projetado para transportar até nove passageiros e dois pilotos. Além da versão para transporte de passageiros comercialmente, a Eviation planeja oferecer o Alice com versão transporte de carga além de uma versão de aeronave executiva com capacidade para seis passageiros. O avião é previsto para capacidade de carga-paga de 2.500 lb. (1.100 kg), na versão commuter (transporte comercial) e 2.600 lb. na versão cargueira, e velocidade operacional máxima de 260 KTAS. O alcance prometido é de 250 MN em regra VFR diurna (operação com MTOW em regime de cruzeiro longo/LRC e 30 minutos de reserva). As dimensões são 17,4 m. de comprimento, 19,2 m. de envergadura e altura de 3,84 m., e MTOW de 18.400 lb. O avião é motorizado por duas unidades de propulsão elétrica MagniX Magni650, de 700 kW.
O Alice foi concebido com propulsão por duas unidades de propulsão elétrica (EPU – Electric Propulsion Unit) magni650, da MagniX (de 700 kW, ou 850 HP equivalente) -, cada uma compreendendo o motor elétrico magni650, mais quatro magniDrive 100, que funcionam como inversores e unidades controladoras de motores, e um sistema de refrigeração líquida de circuito fechado que facilita a operação com potência total em todos os regimes de vôo, independentemente das condições ambientais.
De particular interesse é a engenharia inteligente pelo qual a MagniX projetou sua EPU para fornecer torque e potência a taxas de rotação compatíveis com a rotações (RPM) da hélice da indústria atual. A arquitetura facilita a conexão direta do motor à hélice, evitando assim a necessidade de caixas de redução (gearbox) pesadas e de manutenção intensiva.
A Eviation ambiciona obter a certificação Tipo do Alice pela FAA até 2027, prazo bem estendido a uma primeira ambição, 2024, que empresa aludiu inicialmente.
O preço de Alice passou para um preço não revelado de um valor de US$ 4 milhões estimado em 2018, do qual Gregory Davis brincou: “Eu não confiaria em nada que foi mencionado alguns anos atrás”. [EL] – c/ fontes