ANAC e SAC publicam 4º edição do Plano de Ação para redução de emissões CO2, abordando desempenho da aviação civil brasileira no impacto das mudanças climáticas, em 02.10.22
Conforme nota postada no portal da ANAC no dia 28, o Brasil publicou a 4ª edição do Plano de Ação para a redução das emissões de CO2, com o objetivo de contribuir com os esforços da Organização de Aviação Civil (OACI) na redução do impacto da aviação civil e no cumprimento das metas relativas às mudanças climáticas.
O Plano de Ação é resultado de um trabalho conjunto entre a ANAC e a SAC – Secretaria de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura (MINFRA).
Plano de ação 2022:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/meio-ambiente/plano-de-acao
O documento traz um diagnóstico do desempenho da aviação civil brasileira em termos de impacto nas mudanças climáticas, bem como as ações propostas para a mitigação das emissões de gases no efeito estufa. A edição atual conta, pela primeira vez, com os programas de regulação responsiva da ANAC no âmbito ambiental: Aeroportos Sustentáveis e SustentAr, iniciativas que visam promover a adoção de boas práticas ambientais em aeroportos, empresas aéreas e de táxi-aéreo nacionais. Também são abordadas as iniciativas para redução das emissões por meio de melhorias operacionais e medidas de mercado, como o Mecanismo de Compensação das Emissões de CO2 do transporte aéreo internacional (CORSIA) e o Programa Renovabio.
A parceria entre a SAC e a ANAC para assuntos sobre sustentabilidade teve início em 2013, ano de lançamento da primeira edição do plano de ação. Desde então, ocorreram atualizações em 2016 e 2019, que aperfeiçoaram as metodologias de cálculo e incluíram novas iniciativas para redução das emissões.