ANAC realiza 12ª edição do Segurança em Foco, em Curitiba/PR, em 03.10.22


A ANAC divulgou no último dia 22, em nota no seu portal, a realização pela agência da 12ª edição do Segurança em Foco, em um evento de três dias – de 20 a 22/09 -, com 15 palestras visando fortalecimento de conceitos e práticas da segurança operacional na aviação civil, em Curitiba/PR, no auditório do Aeroclube do Paraná.

O evento reuniu 85 pessoas. Participaram do encontro gestores e executivos da aviação civil, serviços aéreos especializados, operadores aéreos de segurança pública e defesa civil, aeroclubes, escolas de aviação e profissionais de oficinas de manutenção, gestão aeroportuária e empresas aéreas. Motivados pela busca por conhecimento, quatro profissionais da Casa Militar de Mato Grosso do Sul foram até a capital paranaense para o evento.

“O Brasil está entre os países com o maior número de operações no mundo. Então, a familiarização com a cultura de safety [segurança operacional] é importantíssima para mitigarmos qualquer problema”, afirmou o engenheiro aeronáutico Laion Gaspar dos Santos.

O gerente de Segurança Operacional de uma empresa de táxi-aéreo, Salvador Coutinho Rodrigues, aproveitou para esclarecer dúvidas com os palestrantes. “Essa aproximação da autoridade com o público é vital. A ideia de que a autoridade vem para punir é coisa do passado, porque o propósito maior do regulado e do regulador é a segurança operacional”.

Primeiro dia – operações aéreas seguras
No primeiro dia do evento, 20, o foco foram as operações aéreas, com a presença de convidados externos e servidores da ANAC na realização de seis palestras sobre o assunto.

O especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Rodrigo Ortolá, apresentou dados que apontam o mau gerenciamento meteorológico como o fator que mais contribui para situações de risco relacionadas a condições atmosféricas.

Para tratar da aviação agrícola, o assessor da Seção de Investigação do 5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), Milton Lima, levou para o encontro um estudo de caso, com exemplos reais para a prevenção de acidentes.

Também do SERIPA-V, o capitão Nícolas Oliveira abordou o que são ocorrências aeronáuticas e como preveni-las. “A investigação de acidentes tem a função de prevenção e segurança para encontrar os vários fatores contribuintes, não culpados. É importante termos a informação para sabermos onde e como agir. A cultura da segurança é a chave para operações mais seguras”.

Auxiliar em salvamentos, operações de busca e atividades de inspeção. Esses são apenas alguns benefícios dos drones (aeronaves não tripuladas), no entanto, se utilizados de forma incorreta e até clandestina, podem gerar acidentes e atrasos de vôo, além de colocar pessoas em risco. Essas e outras orientações foram repassadas pelo diretor da Triplo 4 Drones, o coronel-aviador da reserva Jorge Humberto Vargas.

A experiência da CCR Aeroportos em segurança operacional foi compartilhada pelo coordenador Geral de Safety da operadora aeroportuária, Luis Fernando Spanner, que é ex-servidor da ANAC.

A CCR arrematou 15 terminais leiloados em abril de 2021 pelos blocos Central e Sul na 6ª rodada de concessão aeroportuária.

Já o especialista em sustentabilidade, Gabriel Mello, levou as ações implementadas para gerenciar o risco de fauna nesses aeroportos, destacando as espécies mais comuns de animais presentes nos arredores e como lidar com cada uma delas.

Segundo dia – aeronavegabilidade em pauta
O segundo dia do evento, 21, começou com uma apresentação sobre o Programa de Manutenção de Aeronavegabilidade Continuada da ANAC (PMAC). O gerente técnico de Operadores Aéreos em Aeronavegabilidade Continuada da Agência, Elton Reis de Carvalho, trouxe detalhes sobre os dez elementos do PMAC, descritos na Instrução Suplementar nº 120-016, de 26/02/2022.

O PMAC apoia o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), e o especialista em Regulação da Aviação Civil da ANAC, Flávio Oliveira Junior, abordou a implementação de SGSO em empresas de manutenção de aeronaves, ele destacando a importância das atividades de auditoria realizadas pela ANAC e o “passo a passo” para identificar oportunidades de melhoria e aprimorar o desempenho do serviço.

Outro tema abordado pelo especialista foram as características do sistema de controle de qualidade e as formas de cumprimento dos procedimentos descritos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 145, relativamente à organização de manutenção de produto aeronáutico, e que contém as regras relacionadas a manutenção ou alteração de artigos.

Outro especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Flávio Silveira Fraga, contextualizou o público sobre as falhas de motor em vôo trazendo dados e boas práticas de manutenção a partir de um estudo que analisou os principais componentes responsáveis por essas ocorrências na aviação geral entre 2010 e 2019.

Um terceiro especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, Rogério Possi, pontuou a importância de relatar as dificuldades em serviço na certificação de produtos e como o sistema de coleta de dados ajuda a mostrar a outros países a atuação do Brasil diante dos eventos registrados.

Terceiro dia – formação profissional e manutenção de aeronaves
O terceiro e último dia, 22, foi dedicado a temas relativos aos profissionais da aviação civil e manutenção de aeronaves.

O gerente de Certificação de Pessoal da ANAC, Marcus Vinicius Ramos, apresentou a previsão regulatória e os objetivos do vôo-solo (quando apenas o piloto está a bordo) para a formação do piloto privado.

Na sequência, Vinicius Ramos esclareceu dúvidas dos participantes sobre a nova ferramenta da Agência para solicitação de licenças e habilitações técnicas, o Sistema de Certificação de Pessoal da Aviação Civil (SISCEP), que está em processo de substituição do Sistema Integrado de Aviação Civil (SINTAC).

No rol do Programa “Vôo Simples”, a implementação do SISCEP visa agilizar as etapas de emissão e renovação de pilotos civis.

O gerente técnico de Execução da Ação Fiscal da ANAC, Marcos Vinícius Aduar, explicou quem pode executar a atividade de manutenção de pintura de aeronaves e os cuidados para executá-las de forma segura.

O gerente de Operações da ANAC, Edvaldo Rodrigues de Oliveira, levou exemplos de casos concretos de manutenção irregular que colocam a aviação em risco, destacando as medidas preventivas e corretivas aplicadas para recuperar a aeronavegabilidade.

A próxima edição do Segurança em Foco está prevista para ocorrer em Cuiabá (MT), de 18 a 21 de outubro.