Atividade aérea global da aviação executiva tem ligeira alta em setembro pelos dados da provedora e analista Argus, em 07.10.22


A atividade de vôos de aeronaves executivas, globalmente, no último mês em setembro foi 2,9% mais intensa na base de comparação ano x ano, ie, sobre o setembro de 2021, de acordo com o último relatório da especialista em segurança da aviação executiva e analista de dados Argus International.

Mas a provedora e analista de dados prevê uma desaceleração já neste mês de outubro na América do Norte e na Europa.

Conforme o relatório da Argus, em setembro passado, na América do Norte, a atividade de vôo permaneceu estável, com diferença para maior de apenas 0,1%, com registro de 405 vôos a mais do que em setembro de 2021 (um ano antes).  Antes do furacão Ian (da categoria 4, originado no Atlântico, no Caribe e sudeste do EUA, causador de danos generalizados no oeste de Cuba e no sudeste norte-americano, especialmente nos Estados do EUA da Flórida e Carolina do Sul, entre final de setembro e início deste mês), os vôos na América do Norte estavam a caminho de terminar com uma maior atividade em 2,3%.

Os resultados por categoria de aeronave e por operação foram desiguais, com estabilidade apesar de modesta redução, com turboélices retraindo 0,2%, jatos leves retraindo 0,5% e jatos de cabine média retraindo 1%. Os vôo envolvendo jatos de cabine larga, por sua vez, tiveram uma alta de 4,5%.

Por categoria do transporte, os vôos do transporte privado, registrados pelo PART-91, continuam a se recuperar, com um aumento de 5,7%, impulsionado pela melhoria de 8,8% envolvendo jatos de cabine larga dentro desse segmento do transporte. A atividade do segmento do transporte público por fretamento – pelo regulamento PART-135, caiu 8,2%, já que a atividade da demanda por jatos de médio porte caiu 16,3%. A atividade do segmento de operação de aeronaves compartilhadas teve uma alta de 4,9% como resultado de um ganho de 8,2% na atividade de jato de cabine média dentro desse segmento.

Na Europa, a atividade de vôo teve uma modesta redução de 0,8% no geral, já que a atividade de aeronaves de cabine média caiu 7,4%, enquanto a atividade de aeronaves de cabine larga melhorou com uma alta de 6,7%.

No resto do mundo, a atividade aérea da aviação executiva teve alta de 34,2%, com a atividade dos turboélices subindo 62,6%.

Quanto à atividade em outubro, a Argus estima que haverá uma queda de 3,3% na América do Norte e de 0,6% na Europa, na base de comparação ano x ano. [EL] – c/ fontes