Garmin na expectativa da “iminente” aprovação pela EASA do STC da suíte G5000 no Cessna Citation Excel e Citation XLS, em 14.10.22
A Garmin divulgou nesta terça dia 11 que está na expectativa da aprovação “iminente” pela EASA do Certificado Tipo Suplementar (STC/CST) da suíte aviônica G5000 no modelo do jato médio Cessna Citation Excel e Citation XLS.
“Trabalhando ao lado da EASA, estamos entusiasmados em trazer esta solução completa de cabine de comando para o mercado europeu e expandir ainda mais o programa de atualização G5000 para a frota Citation Excel e XLS”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin.
A plataforma de vôo G5000 tem sido uma atualização muito popular para os operadores do EUA desses modelos da linha Cessna Citation desde certificação STC/CST da FAA há três anos.
Até o momento, a suíte G5000 recebeu mais de 100 compromissos para instalação de atualização de jatos Citation Excel/XLS, que inclui a provedora de solução de operação compartilhada e de fretamento americana FlyExclusive. “Estamos satisfeitos com o sucesso até agora e esperamos continuar nesse caminho de crescimento constante após a certificação da EASA”, acrescentou Wolf.
A suíte G5000 substitui toda a plataforma aviônica original Honeywell Primus 1000 do Citation Excel/XLS com um conjunto de aviônicos de três telas de informação de vôo na disposição “paisagem” (landscape) com capacidade de tela dividida que permite que pilotos visualizem simultaneamente mapas, cartas, listas de verificação, sistema de prevenção e alerta de terreno, sistema de prevenção de colisão de tráfego, informações do plano de vôo e meteorologia. Estas telas também permitem a visualização de cartas eletrônicas e diagramas de aeroporto pelo aplicativo Garmin SafeTaxi, georreferenciados. Os controladores das telas com recurso touchscreen (comando por toque) servem como interface de piloto para a cabine de comando e destinam-se a facilitar a operação e a transição perfeita entre as ‘páginas’ de informação. [EL] – c/ fontes