FAA emite NOTAM com restrição de aeronaves da aviação geral-executiva para uso de CPDLC em rota, em 14.10.22


A FAA emitiu recentemente um NOTAM – FDC 0/0820 (A0155/20) – com a proibição de aeronaves da aviação geral/executiva de usar comunicações por link de dados piloto de controlador (CPDLC – Controller Pilot Data Link Communication) em rota, exceto para “participantes em teste” aprovados.  De acordo com NOTAM, as operações de autorização de partida (DCL – Departure Clearance) via CPDLC ainda são permitidas, mas para operação de CPDLC em rota, o operador deverá verificar se sua aeronave atende à lista de “verificação de configurações de aviônicos” e preencher o formulário de elegibilidade de rota doméstica do EUA.

Os operadores deverão consultar o documento “Recommended and Required Avionics Version List -En Route (RAV-E)” – Lista da Versão de aviônicos requeridos-recomendados – em rota) -, da L3Harris Technologies, no site:
https://www.l3harris.com/datacomm

Os operadores com Tipo de aeronaves da aviação geral/executiva não mencionados no RAV-E podem ser considerados para participação de testes (em caráter experimental) na operação com CPDLC em rota e devem consultar os documentos intitulados “US Domestic En Route CPDLC Avionics Trial and Verification of Avionics Configurations Guide: U.S. Domestic En Route CPDLC”. Assim que os operadores verificarem que os aviônicos de suas aeronaves são compatíveis para participar dde campanha de testes, os operadores deverão enviar por email o Formulário de Elegibilidade em Rota Doméstica dos EUA (localizado no documento de avaliação de aviônicos em rota doméstica CPDLC do EUA) para a L3 Harris – em DCIT@L3Harris.com.  A FAA e a L3Harris Technologies verificarão a compatibilidade de aviônicos do operador e notificarão os operadores sobre a adequação para participar do CPDLC em rota doméstica do EUA.

De acordo com a agência americana, muitas configurações de aviônicos nas aeronaves do segmento não foram capazes de demonstrar consistentemente o desempenho operacional para permitir operações confiáveis ​​de CPDLC no Sistema Nacional de Espaço Aéreo (NAS – National Airspace System) do EUA.

A FAA adverte que os operadores de aeronaves que não atendem a uma configuração aprovada – ou seja, estão incluídos na lista de configuração de aviônicos atual – devem parar temporariamente de preencher Planos de vôo (no bloco 18) no código para CPDLC em rota. Somente as aeronaves que demonstraram desempenho consistente e estão incluídas na lista de aprovados podem participar de teste de rota CPDLC, com preenchimento desta operação em PLN, e usar serviços CPDLC em rota.

Tanto a FAA quanto a L3 Harris estão trabalhando com fabricantes e operadores de aeronaves executivas para avaliar e atualizar o desempenho operacional de várias configurações de aviônicos a serem incluídas na lista aprovada.

O CPDLC permite que a operação pelo NAS seja mais seguro e eficiente ao lidar com mais tráfego, reduzir rotas e atrasos de vôos, além de reduzir custos operacionais. A tecnologia cria um “handshake” (ponte de comunicação) digital entre o ATC (órgão de controle de tráfego aéreo) e pilotos que permite trocas de texto simplificadas para comunicações de rotina.

De acordo com a L3 Harris, até o momento, cerca de 6.000 aeronaves são equipadas com CPDLC e realizaram mais de 13 milhões de vôos, sendo o CPDLC responsável por economizar cerca de 42.000 horas de vôo. [EL] – c/ fontes