EMBRAER avançando nos testes de operação de jatos comerciais e executivos com uso de SAF, em 18.10.22


Nesta segunda dia 17, na sua agenda durante a feira da aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, o presidente e CEO da EEJ – EMBRAER Executive Jets Michael Amalfitano divulgou os vôos recentes de teste de demonstração da fabricante brasileira com utilização de 100% combustível sustentável (SAF) em jato do transporte comercial E195-E2 (com motorização turbofan Pratt & Whitney PW1900G) – com um dos motores consumindo 100% SAF e o outro com mistura com 50% SAF.

Amalfitano disse que testes semelhantes serão realizados com aeronave executiva usando um jato leve da linha Phenom e jato de cabine média da linha Praetor no primeiro trimestre do próximo ano.

“Não basta pensar na sustentabilidade como se tivesse sido no passado como um desejo ou algum tipo de causa nobre – é uma necessidade de demanda e temos a responsabilidade e o [incentivo] de prosseguir com esse caminho”, disse Amalfitano.

No início deste ano, a EMBRAER assinou uma carta de intenção com a fornecedora de combustível renovável Raizen para estimular o desenvolvimento do ecossistema de produção da SAF. “Estamos muito incorporados na parte de origem do processo para que possamos aprender”, disse Amalfitano.

O executivo pontuou que as aeronaves executivas EMBRAER destacadas para a NBAA-BACE 2022, para exposição estática na feira, voaram para o evento, em Orlando (Flórida), utilizando SAF.

Amalfitano também falou do momento dos negócios da fabricante brasileira, que ele classificou como “fortes”. Amalfitano observou que os clientes que estão entrando na aviação privada são cerca de 20 anos mais jovens do que anteriormente. Com a carteira de encomendas por entrega (backlog) se estendendo na produção até o quarto trimestre de 2024 nos quatro modelos (Phenom e Praetor), Amalfitano disse que os problemas da cadeia de suprimentos agora se estendem ao nível da matéria-prima.

“Se eu peço algo hoje nessas categorias, costumava levar 180 dias [6 meses] agora leva 540 dias [18 meses, ou um ano e seis meses – 6 vezes mais] para obter o mesmo produto do [fornecedor] para seu estoque, onde você precisa criar algo ou cuidar de um cliente”, comentou Amalfitano. Como resultado, a EMBRAER está trabalhando localmente com seus fornecedores para enfrentar esse paradigma e adotar mais métodos de fabricação enxuta.

Quando perguntado sobre as perspectivas de uma recessão global, Amalifitano respondeu: “Já está acontecendo”, ele observando que os aumentos inflacionários em todos os aspectos da produção precisarão ser repassados ​​através da cadeia de preço. Mas Amalifitano disse que a EMBRAER ainda não viu os resultados desse impacto em seus clientes.

Nesta segunda dia 17, simultaneamente a EMBRAER anunciou que fechou uma linha de crédito rotativa de US$ 650 milhões, a primeira da fabricante desde 2010, que reforçará sua liquidez nos próximos anos.

Também na agenda da NBAA-BACE 2022, a EMBRAER divulgou que a Flight Safety International produzirá um novo simulador de vôo completo para os modelos Praetor 500 e 600 para atender à crescente demanda por treinamento nesses modelos. O dispositivo, o terceiro do tipo produzido pela Flight Safety, será implantado em Orlando, na Flórida (EUA), em local a menos de uma hora de carro da sede do EUA da EMBRAER, em Melbourne.

A Divisão de Serviços e Suporte da EMBRAER, que obteve a pontuação máxima na pesquisa de suporte de produtos AIN deste ano para aeronaves, é destacada na exibição estática do programa, com um de seus caminhões de “resgate” (de atendimento de aeronave em rampa) – AOG (Aircraft on Ground) – na exposição. [EL] – c/ fontes