Daher vendo aeronaves elétricas híbridas no final da década, em 19.10.22
Provavelmente levará mais seis anos para que Daher esteja em posição de colocar no mercado uma aeronave híbrida-elétrica, com base na mais recente avaliação da fabricante francesa sobre o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Ecopulse, que está conduzindo com as indústrias francesas Airbus e Safran (fabricante de motor).
O CEO da Daher Aircraft, Nicolas Chabbert, presente à feira da aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, revelou que poderia haver mais cinco anos para determinar como uma versão de produção do sistema de propulsão poderia ser integrada a uma aeronave nova ou existente.
Chabbert cumpriu agenda NBAA-BACE 2022 com Didier Kayat, CEO da Daher.
Até o final deste ano, a equipe no programa espera ter iniciado as avaliações de vôo do “trem de força” (power train) híbrido-elétrico do demonstrador de tecnologia Ecopulse, baseado no TBM-900 convertido e ter avaliado e tirado lições com este trabalho em 2023.
O demonstrador de tecnologia consiste em seis motores elétricos de 50 kW (o equivalente a 68 HP cada, ou 408 HP o conjunto) e hélices, pelas asas instalados adicionalmente ao motor turboélice Whitney Canada PT-6, na posição original no ‘nariz’, como um “Turbopropp”. Os motores elétricos serão usados durante fase de vôo de cruzeiro e o motor turboélice (PWC PT-6) será empregado quando for necessária mais energia e/ou para recarregar as baterias.
Na NBAA-BACE 2022, a Daher anunciou também que agora usará apenas combustível de aviação sustentável (SAF) para operações de vôo fora de sua sede no aeroporto de Tarbes-Lourdes, no sudoeste da França.
Na feira da NBAA nesta semana, a Daher está exibindo seus novos modelos TBM-960 e Kodiak 900. [EL] – c/ fontes