Aviação executiva a jato russa se recuperando, em atividade de vôo e preço de fretamento aéreo, em 19.10.22


A mobilização militar parcial na Rússia resultou em um aumento significativo nos preços dos vôos de executivos em rotas domésticas e estrangeiras do país, de acordo com corretores da aviação executiva e reportagens de mídia.

De acordo com participantes do mercado, nas últimas semanas, o tráfego da aviação executiva na Rússia aumentou acentuadamente, com a maior demanda observada em rotas estrangeiras. Os destinos estrangeiros mais populares para vôos executivos são Yerevan (Armênia) e Istambul (Turquia), bem como Minsk (Bielorússia), Baku (Azerbaijão) e Dubai (Emirados Árabes Unidos).

O número médio de pessoas que usam a aviação executiva na Rússia é estimado em 5.000, incluindo suas famílias.

Entre os jatos executivos mais populares da frota russa estão Cessna Citation e EMBRAER Legacy 600/650.

O início da guerra na Ucrânia em fevereiro resultou em um declínio acentuado na frota de aviação executiva russa e um grande crescimento dos preços dos vôos executivos no país. Embora tenha havido alguns sinais de estabilização no verão (europeu), a mobilização militar na Rússia resultou em uma nova onda de turbulência no mercado de vôos executivos russos.

Ainda assim, observaram os analistas, o mercado impede artificialmente um novo declínio na escassez de jatos executivos, que é compensado por maiores preços dos vôos executivos atuais. A partir de agora, os preços dos vôos executivos são duas a três vezes maiores do que há um ano, e os preços continuam subindo.

A maioria dos analistas também espera uma desaceleração do investimento no setor de aviação executiva russo, o que pode resultar na suspensão de muitos projetos de investimento.

Provavelmente, o maior desses projetos é a construção de um terminal de aviação executiva de larga escala na cidade de Gelendzhik, cidade turística localizada no Krai de Krasnodar, na Baía de Gelendzhik, no Mar Negro, entre Novorossiysk e Tuapse. O volume de investimentos no projeto é estimado em cerca de 2 bilhões de Rublos (US$ 3,2 milhões). Os investidores do projeto deveriam incluir o banco russo VTB e o bilionário Teymyraz Bolloev. [EL] – c/ fontes