Rolls-Royce planeja o primeiro vôo do turbofan Pearl 10X em 2023, em 20.10.22


Em artigo postado no dia 17, o editor da mídia AIN Mark Huber noticia que a Rolls-Royce planeja o primeiro vôo do motor turbofan Pearl 10X, que equipará o novo jato executivo cabine larga de alcance ultralongo Dassault Falcon 10X, no segundo trimestre do próximo ano.

Segundo Huber, Philipp Zeller, vice-presidente sênior da Rolls-Royce para o programa Dassault, disse que os testes em vôo do Pearl 10X serão executados, como normalmente, com o novo motor instalado na aeronave plataforma de testes Boeing 747-200, da Roll-Royce, a partir da base da fabricante em Tucson, no Arizona (EUA). Os testes envolverão quatro motores que, conjuntamente, voarão por aproximadamente 100 horas. Após testes de vôo bem-sucedidos, os motores serão enviados para a Dassault.

A Dassault revelou os planos para o jato bimotor Falcon 10X, com MTOW de 115.000 lb. (52.210 kg) e alcance de 7.500 MN, em maio de 2021. A fabricante francesa espera a entrada em serviço do Falcon 10X em 2025.

O Pearl 10X será o motor maior potência da Família Pearl, com mais de 18.250 lbf. de empuxo, e consumo específico de combustível 5% menor em comparação com os motores a jato executivos de geração anterior. O Pearl 10X apresenta uma melhor relação empuxo-peso, mantendo baixo ruído e desempenho de emissões.

“Estamos muito felizes com o andamento do programa [10X]”, disse Zeller para o artigo de Huber na AIN. “Tivemos nosso primeiro motor funcionando em janeiro e desde então estamos muito satisfeitos com os resultados dos testes em termos de desempenho e emissões. Atende todas as nossas expectativas”, falou Zeller.

A Rolls-Royce está conduzindo sua versão final do motor e demonstrará os aspectos de integração da aeronave por meio de testes adicionais em solo e funcionamento do motor nos próximos três a quatro meses.

Além da Dassault, a Família de motores Pearl foi selecionada para jatos de alcance ultralongo da Bombardier e Gulfstream. O Pearl 15 atualmente equipa os jatos executivos de cabine super-média Bombardier Global 5500 e 6500, já em serviço, com 50 dessas aeronaves em operação. A unidade Pearl 700 foi selecionada para os jatos cabine larga Gulfstream G700 e G800, ambos programados para entrar em serviço no próximo ano.

De acordo com Rolls, o Pearl 15 apresenta o mesmo gabarito de nacele que seu motor antecessor, o BR-710, mas é mais potente, com um empuxo máximo certificado de 15.250 lbf. e um consumo específico de combustível até 7% melhor, sendo 2 dB cumulativamente mais silencioso e mostrando uma melhoria de 20% na margem de emissões de NOx.

Enquanto isso, o Pearl 700 apresenta um aumento de 8% no empuxo de decolagem e é 5% mais eficiente que o motor Rolls-Royce BR-725 que equipa o modelo cabine larga Gulfstream G650/650ER, também de alcance ultralongo.

A Rolls Royce divulga que seus novos motores Pearl apresentam uma unidade de monitoramento da integridade à vibração do motor de medição de 10.000 parâmetros, fornecendo “uma visão muito abrangente sobre o desempenho do motor”, disse Andy Robinson, vice-presidente sênior de serviços da Rolls-Royce para aviação executiva. “Isso permite-nos sermos mais proativos e possivelmente por encontrar problemas futuros antes mesmo que ocorram … É algo que introduzimos com o [motor] Pearl. É uma peça inovadora de tecnologia.  Estamos trabalhando em estreita colaboração com as fabricantes de aeronaves porque [o motor] é montado na fuselagem e acoplado a ambos os motores”.

A Rolls Royce possui uma taxa de despacho de 99% para seus motores de aeronaves executivas e está apurando registros recordes em sua Família de programas de suporte a motores CorporateCare, de acordo com Robinson. O vice-presidente sênior de serviços da fabricante de motores britânica revelou que as novas inscrições no plano de serviço/programa de suporte, que vinham sendo cerca de 150 por ano, já estavam entre 350 e 400 até agosto passado. “É o melhor ano que já tivemos”, Robinson disse.

Para apoiar sua crescente frota de motores de aviação executiva, a Rolls Royce adicionou mais técnicos na Europa e na América do Norte.

O monitoramento de integridade de motor em tempo real para os inscritos no programa de assistência e suporte implica que a Rolls-Royce pode enviar peças e pessoal para a aeronave sem que o cliente fique assoberbado no processo de compra. “É um processo muito mais ágil, o que significa maior disponibilidade de aeronaves”, observou Robinson.

Adicionalmente, a Rools Royce divulga que fez investimentos significativos em canal digital, lançando um novo portal de clientes, o marketplace Yocova, onde os clientes podem comprar diretamente da fabricante serviços online. “Esta plataforma de colaboração oferece aos clientes assinatura de acesso a todos os recursos, serviços e recursos que fornecemos. Isso inclui monitoramento de integridade e novas publicações técnicas”, disse Robinson. [EL] – c/ fontes