Bombardier assina acordo com rede FBO Signature Aviation para adoção de combustível SAF exclusivamente, em 21.10.22


Em meio à programação da feira da aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, que acontece em Orlando, na Flórida, a Bombardier e a Signature Aviation assinaram, nesta segunda dia 17, um acordo de longo prazo histórico que dará suporte à fabricante migrar toda a sua atividade de vôo para uso de combustível de aviação sustentável (SAF), por meio de sistema book-and-claim (registro-ressalva, para crédito) da provedora denominado Signature Renew. O acordo cobrirá todas as operações de vôo da Bombardier a partir de 1º de janeiro de 2023.

A atividade aérea da fabricante canadense abrange diversas áreas, incluindo testes de produtos e vôos de certificação realizados em Montreal, vôo de traslado de aeronaves da Família Global entre Toronto e Montreal, para serviços de acabamento da produção, e vôos de demonstração para clientes globais pela equipe de demonstração baseada em Hartford, em Connecticut (EUA), novos voos de certificação de aeronaves do centro de testes de vôo da fabricante em Wichita, no kansas (EUA), e vôos de verificação de serviço ativo de todos os centros de serviço da Bombardier em todo o mundo. Essas atividades são responsáveis ​​por aproximadamente 1.000 vôos anuais.

“A decisão da Bombardier reduzirá as emissões anuais de gases de efeito estufa (GEE, ou CHG – Greenhouse Gas Emission) do uso de combustível em suas operações de vôo em aproximadamente 25%”, disse Jean-Christophe Gallagher, vice-presidente executivo de serviços, suporte e estratégia corporativa da Bombardier.  “Este é um grande ganho”, disse Gallagher, acrescentando que o objetivo do acordo é reduzir as emissões líquidas de gases do efeito estufa da fabricante o mais rápido possível. Ao optar pelo sistema book-and-claim, onde o combustível SAF solicitado é creditado para ponto de produção/disponibilidade, a Bombardier nega quaisquer emissões de gases de efeito estufa que teriam sido incorridas através do transporte com combustível convencional.

A Signature Flight Support foi a primeira rede provedora de serviços logísticos-aeroportuários (FBO) a oferecer suprimento permanente de SAF a partir de dezembro de 2020, em sua instalação em São Francisco, na Califórnia (EUA).

No ano passado, na edição 2021 da feira NBAA-BACE, em Las Vegas (Texas), a Signature Flight Support lançou seu programa book-and-claim Signature Renew, que permite aos usuários compra de SAF e receber créditos ambientais por seu uso, mesmo que o combustível SAF possa ser disponibilizado à distância, em aeronaves totalmente diferentes, cujo operador não tem direito aos créditos.

“Nos últimos dois anos, a Signature Aviation aumentou seus pontos de abastecimento de [combustível] aviação sustentável para 17 aeroportos em todo o mundo, 10% de nossa rede total”, disse Tony Lefebvre, CEO da Signature Aviation. Hoje, a empresa distribui 8% da produção global de SAF através desses locais.

“Enquanto trabalhamos agressivamente para expandir a disponibilidade de combustível de aviação sustentável, o programa book-and-claim fornece cobertura crítica para as atuais lacunas no fornecimento, ao mesmo tempo em que retira imediatamente os gases de efeito estufa da atmosfera”, disse Lefebvre. Ele acrescentou que o investimento em redução de carbono por meio de programa book-and-claim está ajudando a expandir a oferta de SAF.

Além disso, a medida visa enviar um sinal claro para todo o setor, de acordo com Gallagher. A mensagem é que “há demanda por SAF e estamos entre as empresas que estão dispostas a ir além para estimular o mercado”, concluiu. [EL] – c/ fontes