GE Honda Aero completa testes de solo do turbofan HF120 com uso de 100% SAF, em 23.10.22


A divisão de motores GE Honda Aero Engines divulgou que completou com sucesso os testes do turbofan HF120, que equipa o jato executivo Honda Jet, com operação com uso de combustível 100% SAF. O motor já é aprovado para uso de combustível de mistura com até 50% de SAF.

Os testes de solo foram cumpridos por vários dias no centro de operação de testes da GE em Peebles, no Estado do Ohio (EUA), com a utilização de SAF do tipo HEFA-SPK, amplamente disponível, produzido a partir da matéria-prima de planta baseada em óleo vegetal de cozinha, gorduras residuais e graxas.

Os resultados dos testes foram “muito favoráveis”, com performance do motor equivalente ao desempenho com querosene de aviação convencional (QAv, ou Jet-A).

“Estamos empolgados em compartilhar um dos passos que a GE Honda Aero Engines está tomando em direção à neutralidade de carbono, com base em nossa crença de que reduzir nosso impacto no meio ambiente não é apenas uma iniciativa, mas uma obrigação”, explicou Shinji Tsukiyama, vice-presidente executivo da fabricante do motor. “Além da melhor eficiência de combustível da categoria do HF120, o uso futuro de 100% SAF no HF120 contribuirá ainda mais para a sustentabilidade ambiental”, completou Tsukiyama.

A GE Honda é uma joint venture 50/50 entre a GE Aviation e a Honda Aircraft, formada em 2004.

Ambas as empresas GE Aviation e a Honda Aircraft estão comprometidas e integradas na mobilização de esforços internacionais que buscam padronizar as especificações do setor e garantir a segurança do SAF. [EL] – c/ fontes