Relatório trimestral de vendas de aeronaves da IADA revela mercado estável na comparação trimestral e acumulado no ano, na comparação anual, em 23.10.22
As transações de aeronaves executivas no terceiro trimestre mantiveram-se fortes com relação a um ano, com ligeiro declínio. Esta avaliação se alinha com o relatório trimestral de mercado da IADA – International Aircraft Dealers Association (associação internacional de revendedoras de aeronaves), que foi divulgado nesta terça dia 18, em meio da programação da feira de aviação executiva americana NBAA-BACE, onde a IADA marca presença.
Nos três meses encerrados em 30 de setembro (3T22) os revendedores associados e membros da IADA registraram 331 transações (110 negócios/mês) de vendas fechadas contra 340 no mesmo período ano passado (3T21), uma diferença de 9 negócios (-2,65%).
No acumulado do ano (9M22), os revendedores concluíram 929 negócios, contra 340 no mesmo período ano passado (9M21), um aumento de 60 transações (+ 6,9%).
Mais de 60% dos negócios foram transacionados com pagamento em espécie.
“No ano passado, fizemos cerca de 46% de todas as transações com apenas 12% dos revendedores”, disse o diretor executivo da IADA, Wayne Starling, para a mídia AIN. “Temos até 14, talvez 15%, [dos revendedores] agora. Esperamos que seja provavelmente algo em torno de 50% das transações até o final do ano. Então, temos as pessoas que estão fazendo as coisas acontecerem”, pontuou Starling.
Durante o terceiro trimestre (3T22), os contratos de aquisição de novos totalizaram 162 contra 190 no mesmo período do ano passado, uma redução de 28 acordos (14,7%). Trinta e um vendedores (31) reduziram o preço neste período de três meses mais recente e 42 negócios foram desfeitos, em comparação com sete reduções de preço e 40 fracassos de negociações no terceiro trimestre de 2021.
O quarto trimestre deve ser mais forte em termos de negócios fechados, prevê Starling. Isso se deve ao fim da depreciação de bônus de 100% no EUA no final do ano e a um setor aéreo (do transporte comercial) ainda em dificuldades que “continua sendo o melhor vendedor para nós. Além disso, muitas pessoas estão comprando que [as pessoas dizem] – meu amigo tem um, então por que eu não deveria. Quero dizer, eles correm nos mesmos círculos [socialmente]. E … estamos recebendo esses tipos de ligações”.
Starling também observou que entre 40% a 50% dos compradores nunca tiveram um avião antes. “Uma das coisas que ajudam a impulsionar [as vendas] é que não há capacidade de fretamento e há capacidade limitada de cartão [Jet card – de membro associado em operação compartilhada]”, apontou Starling.
No momento, a IADA se compõe de 52 revendedoras de aeronaves executivas (com mais de 130 corretores certificados pela associação), oito grandes fabricantes de equipamentos e 80 membros de produtos e serviços (fornecedores e prestadores de serviços, como corretores de seguros e provedores financeiros). [EL] – c/ fontes