TECNAM reabre carteira de encomendas do bimotor a pistão P2012 Traveler STOL, com previsão de certificação Tipo da variante em 2023 e de primeiras entregas no 4T23, em 24.10.22


A fabricante italiana TECNAM reabriu a carteira de pedidos do seu avião bimotor de decolagem e pouso curto P2012 Traveler STOL, com motorização Continental GTSIO-520-S, de 375 HP a 3.350 RPM e taxa de compressão 7.5:1 (alimentado por AvGas).

Apresentando o bimotor a pistão na feira da aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, a fabricante divulgou que a nova versão de sua aeronave Traveler STOL dará acesso a alguns dos aeroportos mais exigentes do mundo, podendo transportar nove passageiros ou pouco mais de 2.800 lb. (1.270 kg) de carga. Com seu peso máximo de decolagem de 8.113 lb. (3.680 kg), o P2012 STOL precisará de uma corrida de decolagem de apenas 902 pés (275 m.), e sendo de 1.410 pés (430 m.) se um obstáculo de 50 pés precisar ser livrado; a distância de pouso com peso máximo é de 1.181 pés (360 m.) ou apenas 509 pés (155 m.) sem a necessidade de cruzamento de obstáculo.

Cruzando em altitude de até 19.500 pés, o P2012 STOL oferece um alcance de 905 MN ou 540 MN com um piloto e nove passageiros a bordo (POB 10) com uma velocidade de cruzeiro de 185 KT. De acordo com a TECNAM, os custos operacionais serão de cerca de US$ 358 por hora de vôo.

De acordo com a Tecnam, o P2012 Traveler STOL oferecerá níveis significativamente mais altos de conforto e uma cabine mais bem equipada do que as aeronaves STOL atuais existentes no mercado, como o Britten-Norman Islander – comparado com a aeronave britânica, o P2012 oferece uma cabine 34% mais ampla, com um aumento de 24% na distância entre assentos e com quase o dobro da franquia de bagagem e três vezes o volume disponível.

Com assentos individuais instalados em cada lado de um corredor, todos os passageiros do P2012 Traveler têm uma janela, além de carregador USB, luzes de leitura, saídas de ar condicionado, porta-copos e espaço para armazenamento de bagagem sob o assento. A cabine pode ser reconfigurada para uma variedade de aplicações de utilidade e missão especial.

A TECNAM divulga que, ao contrário das aeronaves existentes, de projeto antigo, o P2012 Traveler STOL, um modelo de asa alta novo, atende a todas as alterações mais recentes da regulamentação de aeronavegabilidade da EASA e FAA – CS-23 e PART-23 – no que concerne aeronaves de capacidade STOL. A TECNAM concluir a certificação Tipo do P2012 Traveler STOL em 2023.

O P2012 Traveler STOL será aprovado para operações IFR de piloto único. A cabine de comando será equipada com plataforma de vôo Garmin G1000 NXi e o piloto-automático GFC-700, da Garmin. Outros recursos projetados para reduzir a carga de trabalho de tripulação de vôo incluem o radar meteorológico GWX, da Garmin, bem como o Stormscope, o sistema de conectividade de dados Flight Stream e os sistemas de visão sintética.

O preço de tabela do P2012 Traveler STOL está fixado em US$ 2,75 milhões. As primeiras entregas deverão ser iniciadas no quarto trimestre de 2023 e os próximos slots de produção disponíveis, após as primeiras entregas a um cliente de lançamento não divulgado, estão no segundo trimestre de 2024. [EL] – c/ fontes