Tamarack apostando no potencial do mercado de modificação de modelos King Air 200/350 com seus winglets e perspectivando mercado de US$ 10 bi para seus winglets em jatos A320, em 26.10.22


A Tamarack Aerospace divulgou que o mercado para seus winglets ativos – de “alívio de carga” – para modificação de jatos do transporte comercial de fuselagem estreita Airbus A320 pode chegar a US$ 10 bilhões.

De acordo com o CEO da Tamarack, Nick Guida, a especialista está “se unindo a algumas grandes organizações ao redor do mundo, grandes organizações. Sabemos que temos que pensar grande. Organizações que ajudarão a certificar, produzir e testar em vôo. Vamos construir uma coalizão e ter uma empresa [separada] dedicada apenas ao A320 que eliminará o risco dessa coisa. Temos 32 pessoas em Sandpoint [sede da empresa, no Estado do Idaho, no EUA]. Não podemos fazer tudo sozinhos”.

Guida disse que uma aeronave de teste/protótipo para o programa de novo winglet A320, com a tecnologia da Tamarack, deve estar voando em nove a 12 meses e pode ser certificada daqui a dois anos.

Guida falou que outros programas de winglet da Tamarack também estão avançando, em especial para os modelos bimotor turboélice Beechcraft King Air 200 e 350.

Na viagem para participação da feira de aviação executiva americana NBAA-BACE 2022, em Orlando (Flórida), um King Air 350 equipado com winglets Tamarack fez um vôo de 2.369 MN em 07 e 47 minutos (07h47m, ou 7,78 horas) aproveitando vento de cauda de 26 KT (média).

Conforme divulgação no início do ano, a Tamarack já voou tanto o King Air 200 como o King Air 350 com modificações da instalação de winglet com a tecnologia Performance Smart Wing.

O programa de winglet da Tamarack para as séries Beechcraft King Air 200 e 350 já obteve respostas positivas dos proprietários de aeronaves e a Tamarack espera começar a receber pedidos desses produtos em breve. “Com base no interesse, sabemos que há um universo de vendas robusto aguardando nossa atualização de desempenho Smartwing”, disse Guida.

A Tamarack divulgou que está em negociações ativas com os três primeiros compradores em pré-venda de duas aeronaves King Air. Os pedidos envolvem atualizações de um King Air 200 e um King Air 350 modificados com winglets baseados na tecnologia da Tamarack – Performance Smart Wing. A também que recebeu feedback positivo de operadores civis e militares da modificação na série King Air, e a sua expectativa de receber pedidos para atualização de King Air 200 e King Air 350 nos próximos meses.

Testes de vôo demonstraram os benefícios de maior autonomia e carga-paga, capacidade de operação em condição de elevada temperatura e alta altitude da pista, autonomia estendida em vôo “econômico”, e mais segurança e estabilidade de vôo.

Guida disse que está entusiasmado com o futuro do que será uma crescente frota de King Air, que também abrirá as portas para atualizações de aeronaves transporte e de fuselagem estreita.

“Atualmente, existem aproximadamente 2 mil aviões King Air 200 e um número semelhante de King Air 350 em operação, hoje em missões para empresas privadas e organizações militares. Com base no interesse, sabemos que há um universo de vendas robusto aguardando nossa atualização da tecnologia Performance Smart Wing”.

Numa outra frente, de um programa já certificado e no mercado, a Tamarack divulga que já instalou winglets em 1.700 jatos da série Cessna Citation CJ, incluindo recentemente em um novo Citation Jet M2 Gen 2. [EL] – c/ fontes