Ampaire e Tamarack assinam acordo para um programa de desenvolvimento de atualizações aerodinâmicas em aeronaves híbridas-elétricas de projetos da Ampaire, incluindo uso dos winglets concebidos pela Tamarack, em 26.10.22


Na feira de aviação executiva americana NBAA-BACE, a Ampaire e a Tamarack Aerospace Group divulgaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para um programa de desenvolvimento de atualizações aerodinâmicas em aeronaves híbridas-elétricas de projetos da Ampaire. Este programa incluirá a aplicação da tecnologia de winglet da Tamarack designada Smart Wing nos modelos modificados (de motorização convertida) pela Ampaire como o Cessna Caravan C208, DHC Twin Otter e Beechcraft King Air.

O trabalho de desenvolvimento em conjunto já começou, com a análise validando as sinergias entre a sustentabilidade de performance Smart Wing, da Tamarack, suportando combinadamente as tecnologias de alívio de carga da Tamarack e de propulsão elétrica híbrida da Ampaire. A atualização tecnológica de asa do Tamarack, que aumenta drasticamente a eficiência de combustível e o alcance, suaviza o vôo e melhora a capacidade de decolagem e pouso em pistas (distâncias) mais curtas, independentemente das condições de temperatura e elevação da pista – em condição de calor e alta elevação do “campo”, oferecerá a operadores a opção de melhorar ainda mais o desempenho e a economia de custos operacionais nos modelo modificados com remotorização híbrida-élétrica da Ampaire Eco Caravan, Eco Otter e Eco King Air.

A tecnogia Performance Smart Wing também é compatível com as versões convencionais do C208, Twin Otter e King Air, bem como a linha de jatos executivos Cessna Citation Jet – com os winglets ativos ATLAS.

“A tecnologia da Tamarack é uma ótima combinação com o sistema de propulsão híbrida da Ampaire, pois ambas trabalham sinergicamente para melhorar o desempenho e a economia das aeronaves já comprovadas operadas por nossos clientes”, disse Kevin Noertker, CEO da Ampaire.

O CEO da Tamarack, Nick Guida, concordou com Noertker, afirmando: “A tecnologia Performance Smart Wing da Tamarack demonstrou melhorias aerodinâmicas substanciais em várias plataformas, incluindo os 160 jatos Cessna Citation Jet modificados [com winglets ATLAS], e nosso objetivo está alinhado com o da Ampaire de tornar todas as aeronaves mais eficientes e sustentáveis”.

A Tamarack disse que os winglets nos modelos modificados da Ampaire – Eco Caravan, Eco Otter e Eco King Air – devem adicionar cerca de 10% a mais de eficiência, aliviar o impacto da turbulência, melhorar o desempenho em condição de elevada temperatura ambiente (calor) e alta elevação de pista, diminuir os requisitos de distância de pista e aumentar carga-paga.

Os testes de vôo do Eco Caravan com os winglets da Tamarack devem começar antes do final do ano, com certificação prevista para 2024. [EL] – c/ fontes