Em cerca de 15 dias, C152 de instrução tem dois incidentes – um de colisão com ave, durante aproximação, e outro de estouro de pneu, em pouso (TGL) – em Bragança Paulista/SP, em 29.10.22


No dia 25 de setembro, o monomotor Cessna C152 de matrícula PR-JBD decolou do Aeroporto Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista, em SP, para vôo local de instrução, com um instrutor e um piloto-aluno a bordo. No circuito de tráfego, durante a aproximação, às 20:00Z (17:00LT), o avião colidiu com um pássaro mas prosseguiu a operação pousando normalmente. O avião sofreu danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de colisão com ave. Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados. No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador.

O Aeroporto Estadual Arthur Siqueira (SBBP), em Bragança Paulista, em SP, tem pista (16/34) de 30 x 1.200 m., de asfalto (resistência de pavimento PCN 16), em altitude de 2.930 pés, para operação VFR diurna/noturna. O aeródromo conta com serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), com expediente de 10:15-21:45Z (07:15-18:45LT), diariamente. O aeródromo funciona de 11:00-21:00Z (08:00-18:00LT) ou em outro horário mediante prévia solicitação junto da operadora aeroportuária, a VOA SP.

Conforme boletins METAR, o tempo no “Arthur Siqueira” (SBBP) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 10 km ou superior e céu com dois estratos de nuvens esparsas com bases a 4.500 pés e 10.000 pés, temperatura do ar amena (em declínio) chegando a 22ºC e pressão atmosférica estabilizada em 1.018 hPa; vento era de sudeste moderado – com direção predominante de 130º (152º – mag.) mas com incidência variando 90º, de 90º a 180º (112ºV202º – mag.), com média de 135º (157º – mag.).

METAR SBBP 251900Z 15010KT 120V180 9999 SCT045 SCT100 23/12 Q1018=
METAR SBBP 252000Z 13010KT 090V180 9999 SCT045 SCT100 22/12 Q1018=
METAR SBBP 252100Z 15012KT 100V170 9000 SCT048 19/13 Q1018=
SPECI SBBP 252145Z 14013KT 100V180 9000 SCT048 17/13 Q1019=

 O vento de 130º (152º – mag.) incide quase que alinhado com a pista, com direção indicando operação na pista 16; a variação na direção ainda resultaria componente de proa na operação na pista 16, com vento angulado com o eixo entre 40º e 50º, para os dois lados, pela direita ou pela esquerda.

No dia 12 de outubro, o monomotor C152 (PR-JBD) decolou do Estadual Arthur Siqueira (SBBP), para um vôo local de instrução, com dois tripulantes. Às 14:15Z (11:15LT), durante um dos pousos, de toque e arremetida, houve o estouro do pneu do trem de pouso principal direito, com a arremetida sendo abortada na sequência e o avião parando na pista. O avião teve danos leves.

A ocorrência está listada no painel SIPAER, de CENIPA, como incidente de estouro de pneu. Os trabalhos relativos à ocorrência estão finalizados. No tocante da investigação aeronáutica, pelo CENIPA, o avião foi liberado para o operador.

Conforme boletins METAR, o tempo no “Arthur Siqueira” (SBBP) era bom, em condição VMC, com visibilidade de 9 km (passando a 10 km ou mais no reporte de 17Z) e céu com poucas nuvens com base a 3.000 pés, vento de sudoeste de fraco – com direção predominante de 240º (262º – mag.) mas com incidência variando 120º, de 180º a 300º (202ºV322º – mag.), temperatura do ar (em ascensão) chegando a 26ºC e pressão atmosférica estabilizada em 1.021 hPa.

METAR SBBP 121300Z 25007KT 180V300 8000 FEW030 SCT100 25/16 Q1021=
METAR SBBP 121400Z 24006KT 180V300 9000 FEW030 SCT100 26/16 Q1021=
METAR SBBP 121500Z 24007KT 180V300 9000 SCT035 SCT100 27/15 Q1021=

O vento de 240º (262º – mag.) incide quase que transversalmente (través) à pista (16/34). Vento de 180º (202º – mag.) implica uma componente de proa para pista 16 de angulação de 42º (com o eixo), vento de 300º (322º – mag.) implica uma componente de proa para pista 34 de angulação de 18º (com o eixo).

O Cessna 152 de matrícula PR-JBD (registro de produção sn 15284338, fabricação 1980) pertence e é operado pelo Aeroclube de Bragança Paulista, sendo registrado na categoria do transporte de Instrução Privada, com último registro de compra/transferência em agosto de 2020. O avião é aprovado para dois ocupantes e MTOW de 757 kg, para operação VFR diurno/noturno. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA) foi emitido em setembro de 2020, o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até agosto de 2023.