Ampaire divulga acordo com financiadora de soluções de tecnologia para aviação sustentável para até 50 aviões Eco Caravan, em 30.10.22


Nesta sexta dia 28, a desenvolvedora americana Ampaire divulgou ter captado um pedido firme de 25 aviões Eco Caravan da financiadora de tecnologias de aviação regional sustentável MONTE, com um acordo também incluindo uma opção para um pedido adicional de outros 25 aviões. A Ampaire codificou o acordo como de relacionamento com “Parceiro Preferencial”.

“A MONTE está procurando construir uma frota de aeronaves de baixa e zero emissão para arrendar ou financiar para operadoras de aeronaves regionais em todo o mundo. A Ampaire emergiu como o principal fornecedor de tecnologia híbrida-elétrica. Seu Eco Caravan será muito atraente para um segmento de nossas operadoras, graças ao seu amplo envelope de desempenho e capacidade de operar sem infraestrutura de carga terrestre, quando necessário”, de acordo com o diretor de investimentos da MONTE, Timothy Eyre.

O Eco Caravan é uma remotorização híbrida-elétrica do monomotor turboélice Cessna Grand Caravan. O Eco Caravan (de nove passageiros) pode reduzir o combustível e as emissões em até 70% em viagens mais curtas e 50% em viagens mais longas, preservando a capacidade de carga-paga e aumentando o alcance. Quando operado com combustível de aviação sustentável (SAF) é efetivamente neutro em carbono. O custo operacional do Eco Caravan é 25 a 40% menor do que o Cessna Grand Caravan original (com motorização turboélice) dependendo do tipo de missões realizadas. A aeronave pode recarregar suas baterias em vôo, o que significa que pode usar qualquer aeroporto em que o modelo atualmente opera, independentemente da capacidade de carga em solo na infraestrutura aeroportuária.

A faceta elétrica da arquitetura de propulsão híbrida do Eco Caravan consiste na fonte de alimentação pela bateria EPiC, da EP Systems, cuja tecnologia de célula fornece uma densidade de energia superior a 200 Wh/kg (Watt-horas por kg) no nível da bateria. Sob uso típico, o sistema EPiC é capaz de passar por dois mil ciclos de carga rápida entre as substituições.

O aspecto complementar de combustão interna do motor do Eco Caravan compreende o motor da série A03 da RED Aircraft – um motor de aeronave diesel de 12 cilindros em “V”, de quatro tempos e 500 HP de potência produzido pela RED Aircraft GmbH, de Adenau, Alemanha.

À medida que o acionamento híbrido-elétrico da Ampaire carrega em vôo, o Eco Caravan não requer infraestrutura de carregamento no solo e pode operar, ostensivamente, nos mesmos ambientes remotos e remotos para os quais o Grand Caravan original (com motorização turboélice) é tão eminentemente adequado.

“A Eco Caravan é o nosso ponto de partida para uma revolução nas viagens aéreas”, disse Kevin Noertker, CEO da Ampaire. “Isso reduz o custo por milha de assento disponível para a faixa de utilização-destinação, beneficiando os operadores e seus passageiros. Reduz drasticamente a pegada de carbono da aeronave. A tecnologia de propulsão é escalável e pretendemos avançar rapidamente para aeronaves regionais maiores e até mesmo para o mercado de jatos de corredor único ao longo do tempo”, completou Noertker.

O Eco Caravan (na configuração de nove passageiros) está passando por testes de potência no solo e voará ainda neste ano. A versão será a primeira aeronave híbrida-elétrica a entrar no processo de certificação da FAA. Espera-se uma certificação Tipo suplementar (STC/CST) para a aeronave remotorizada em 2024, tornando-se a primeira oportunidade para as transportadoras regionais voarem da maneira mais sustentável possível.

Apesar dos extensos comunicados para imprensa emitidos pela desenvolvedora exaltando a sua visão e a ascendência tecnológica, os representantes da Ampaire se recusam a comentar com maior detalhe o número total de pedidos e a carteira de encomendas do Eco Caravan até o momento. [EL] – c/ fontes