Cliente de duas décadas com três TBM, médico americano recebe seu novo monomotor Daher, um TBM 940, o 300° TBM da série 900, em 12.02.20

 

A Daher entregou, na semana passada, seu 300° monomotor turboélice da série TBM 900, para um cliente de longa data, com um toque extra: o TBM 940 sn 1.300 (prefixo N4MD) entregue ao dr. Ian Bair Fries e sua esposa, Susan, veio com equipado com uma pintura (externa) personalizada em ouro e branco, criada pela projetista Scheme Designers. E antes da entrega, na subsidiária Daher Aircraft em Pompano Beach, na Flórida (EUA), a fabricante francesa adicionou uma imagem pintada de um cravo no avião, proposta pela Scheme Designers, numa alusão a uma marca “registrada” – por 50 anos, o dr. Fries usou um cravo em homenagem a seus pacientes.

O novo avião TBM 940 é o quarto avião da Família TBM a pertencer à Fries. Nas últimas duas décadas, os Fries possuíram TBM 700B, TBM 850 e TBM 900. O novo avião, com seis assentos, terá utilização mista, para viagens de trabalho e de lazer do casal.

“Com base no projeto comprovado da TBM, as atualizações que Daher traz para cada novo modelo justificaram amplamente nossas compras das quatro aeronaves”, explicou dr. Fries. “O TBM se encaixa no nosso perfil de transporte – posso planejar um vôo de 1.000 milhas náuticas sob quase todas as condições”, disse Fries. “E é um prazer trabalhar com muitas das mesmas pessoas há anos, o que é uma credencial da Daher”, emendou Fries. “Além disso, considero apenas a garantia de cinco anos de valor significativo justificativa para uma nova aquisição”, completou Fries.

O dr. Fries é um Examinador Médico Sênior de Aviação credenciado pela FAA, especializado em Estudo de Motivação de Intervenção Humana (HIMS – Human Intervention Motivation Study) – treinado na avaliação de pilotos para condições relacionadas a substâncias ou álcool ou outras condições mentais. Um examinador médico de aviação especialista em HIMS pode fornecer suporte e monitoramento para essas condições, quando exigido pela FAA para fins de certificação médica.

Como piloto ativo, dr. Fries registra mais de 6.000 horas de vôo. É detentor de Licença de Piloto de Linha Aérea (ATPL/PLA), com habilitação de Instrutor de Vôo por instrumento. Ele é membro do Conselho Consultivo da Associação de Proprietários e Pilotos de Aeronaves (AOPA) e atua como consultor aeromédico da AOPA e da Divisão de Cias. Aéreas Teamsters.

“Somos gratos ao dr. e sra. Fries por sua lealdade de mais de 20 anos à TBM”, disse o CEO da Daher Aircraft e vice-presidente sênior da divisão de aeronaves Daher Nicolas Chabbert. “Portanto, foi muito apropriado que eles recebessem a simbólica 300ª aeronave TBM da série 900 como sua última aquisição”, completou Chabbert. “O entusiasmo deles pelo TBM 940 reafirma que a Daher está no caminho certo, à medida que continuamos a evoluir a família TBM por meio de uma combinação de eficiência e segurança, proporcionando a melhor experiência de vôo para proprietários e operadores”.

A série -900 foi lançada em março de 2014, como uma versão upgraded do TBN 850, este por sua vez uma atualização da primeira geração da Família monomotor turboélice, o TBM 700, que entrou em serviço em 1990.

A Daher agora oferece duas versões da série 900, com motorização Pratt & Whitney Canada PT6A-66D. O TBM 910, de US$ 3,8 milhões, lançado em abril de 2017, é o modelo de linha básico, com suíte aviônica Garmin G1000 NXi, enquanto o TBM 940, de US$ 4,1 mi, lançado em março de 2019, está equipado com a suíte G3000 de alta resolução, um acelerador automático (AutoThrottle), sistema de detecção de gelo automatizado e um interior aprimorado.

Apresentando um maior nível de automação, que reduz a carga de trabalho do piloto e otimiza o desempenho e a segurança, o TBM 940 incorpora AutoThrottle e sistema automatizado de detecção de gelo – ambos instalados pela primeira vez em uma aeronave turboélice de produção padrão com peso inferior a 12.500 lbs. (5.700 kg.). Sua integração se baseia ainda mais na estratégia de e-copilot (“copiloto eletrônico”) da Daher, de introduzir funcionalidades para melhorar a segurança operacional na linha de produtos TBM.

Algumas das melhorias do TBM 940 – como atualizações de cabine para estilo, ergonomia e conforto – são aplicadas também à versão de nível de entrada TBM 910, juntamente com o sistema automatizado de detecção de gelo. Ambas as aeronaves também se beneficiam dos recursos mais recentes do cockpit da Garmin: Surface Watch, que oferece aos pilotos uma melhor consciência situacional no ambiente de aeroporto, BARO VNAV, permitindo aproximações com orientação de perfil vertical quando o WASS (Wide Area Augmentation System – Sistema de Aumento de Área Ampla) não é disponível, e assistência em aproximação visual na operação de pouso em aeroportos de maior dotação de equipamentos e apoio, como indicação de rampa de aproximação.

Até o momento, quase 980 TBM foram entregues em todo o mundo, e a fabricante francesa, com sede em Tarbes, divulga que espera atingir o marco de 1.000 entregas do turboélice até meados do ano. [EL] – c/ fontes