ATR-42-600 é aprovado na China, em 09.11.22


A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) liberou, nesta semana, o transportador turboélice regional ATR-42-600 para operar no país, convalidando seu certificado Tipo pela EASA.

A ATR informou a aprovação durante a feira aeronáutica chinesa Zhuhai Airshow, nesta terça dia 08, e anunciou simultaneamente um pedido firme para três aviões do modelo (de 48 assentos) de um operador chinês não-revelado. A fabricante européia (franco-italiana) saudou a validação do ATR-42-600 pela CAAC, que lhe permite “reentrar” no mercado de transporte aéreo chinês.

A Aviation Industries of China (AVIC) enfrentou desafios para colocar seu novo avião bimotor turboélice MA-700 ao mercado após a decisão do governo canadense, no ano passado, de recusar uma licença de exportação para o motor Pratt & Whitney PW150C.

O MA-700 concorreria com o ATR-72, enquanto o MA-600 existente da AVIC está mais próximo em tamanho e desempenho do ATR-42.

“Até 2035, prevemos que mais de 150 aeroportos serão construídos na China e os turboélices desempenharão um papel fundamental na criação de uma nova rede de rotas curtas e de pouca densidade, complementando a oferta de trens de alta velocidade”, disse Fabrice Vautier, vice-presidente sênior da ATR para comercial. “Nossa previsão de 20 anos prevê a necessidade de 280 novos turboélices na região, e a ATR está perfeitamente posicionada para atender a essa demanda, além de contribuir para a diminuição da dependência de subsídios públicos e reduzir as emissões de CO2”. [EL] – c/ fontes