Piper aprova kit de adequação do M600 para operação em pista com piso não-pavimentado, em 05.11.22


A Piper Aircraft recebeu a aprovação das autoridades FAA, Transport Canada, EASA e da (britânica) CAA de um kit adequando certos aparelhos do monomotor turboélice M600/SLS para operação em pistas de piso não-preparado – “pistas não pavimentadas”, anunciou a fabricante de aeronaves americanas (com sede em Vero Beach, na Flórida). A mesma aprovação pela brasileira ANAC deverá ocorrer no início do próximo ano, ainda informou a Piper.

Todos os aparelhos M600/SLS de fabricação 2022, começando com o número de série (sn) 198, já são fornecidos de fábrica preparados para operar em campos não-pavimentados com a incorporação de um suplemento no manual de operação do piloto (POH – Pilot’s Operating Handbook). Os aparelhos M600 fabricados entre 2016 e 2021 equipados com hélices pentapá têm a opção de serem modificados por meio de um kit disponível permitindo as mesmas operações de campo não-pavimentado; este kit inclui uma adequação no trem dianteiro, compreendendo garfo de nariz ligeiramente redesenhado e link da “tesoura”, recorte da placa do compartimento da roda dianteira, além do suplemento do manual de operação do piloto.“O Piper M600/SLS é conhecido por seu desempenho, confiabilidade e versatilidade em uma ampla gama de missões de aviação geral”, disse o presidente e CEO da Piper, John Calcagno, para emendar: “Agora, com a adição da capacidade de campo não-pavimentado, a versatilidade e o valor dos ativos do M600 são levados a um nível totalmente novo”.

A Piper Aircraft está realizando uma promoção introdutória para todos os kits de “campo não-pavimentado” para M600 encomendados antes de 30 de novembro.

O Piper M600/SLS tem dimensões de 9,1 m., com altura de 3,4 m., com asa de envergadura de 13,2 m.  Tem motorização Pratt & Whitney PT6A-42A (com potência limitada a 600 SHP), com hélice Hartzel quadripá. O peso máximo de decolagem (MTOW) é de 6.000 lb. (2.722 kg), com peso máximo de rampa de 6.050 lb. (2.744 kg), e peso vazio de 3.650 lb. (1.656 kg). [EL] – c/ fontes